SDSMAS DE MACOMIA E FUNDAÇÃO AGA KHAN ALOCAM MAIS DE 140 BICICLETAS PARA MATRONAS.

0

O Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social de Macomia em parceria com fundação Aga Khan, alocou esta 4ª feira, 18 de Abril, na vila de Macomia, 142 bicicletas a matronas, elementos de comités de saúde e actores de teatro.
A distribuição daqueles meios, está inserido no projecto de Acesso aos Cuidados de Qualidade através da Expansão e Fortalecimento dos Sistemas de Saúde- AQCESS, implementado no distrito de Macomia, pela fundação Aga Khan.
Trata-se dum projecto baseado em programas de redução da mortalidade materna infantil, promoção de partos institucionais, boas práticas saudáveis e maior ligação entre a comunidade e os serviços de saúde.
Falando na ocasião, a administradora de Macomia, Joaquina Nordine, agradeceu os esforços da Aga Khan e desafiou aos beneficiários para usar os meios para reduzir no máximo os partos fora da maternidade.
Joaquina acrescentou que para efectivar-se os objectivos da redução de morte materna e infantil, os beneficiários devem aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação, recentemente realizada aquele grupo.
Já as beneficiárias das bicicletas, Maria Buraimo de Pequeue, Feda Buchaque de Chicomo e Joana Rachide de Nkoe, comprometem-se a trabalhar mais para o alcance dos objectos de aumento de partos institucionais.
Entretanto, o Director do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social, Abdala Yahiya, espera que as matronas que são pessoas de referência vão continuar a ser elo de ligação entre as mulheres grávidas e a unidade sanitária, uma vez os partos fora da maternidade ainda são realidade.
Em termos numéricos, Abdala Yahiya, avançou que no 1ᵒ trimestre deste ano, foram registados 844 partos institucionais e 62 fora da maternidade contra, 866 partos hospitalares e 68 fora de igual período de 2017.

Share.

Leave A Reply