POSTO ADMINISTRATIVO DE QUIRIMBA TERÁ NOS PRÓXIMOS DIAS MERCADO PARA PROCESSAMENTO DO PESCADO.

0

A Sede do Posto Administrativo de Quirimba, distrito de Ibo em Cabo Delgado, terá nos próximos dias um mercado para processamento do pescado, depois da conclusão das obras em curso, avaliadas em 10.750.710.40 meticais, fundos do governo, através do programa PROPESCA do Ministério, do Mar, Águas Interiores e Pescas.

O Chefe do Posto Administrativo de Quirimba, Marijane Abdremane, que revelou a informação, disse que a empresa executora das Obras, ENGHIDRAUL CONSTRUÇÕES LD, está esperar a segunda tranche para conclusão e montagem do sistema de frio.

Segudo a fonte, depois de coclusão do mercado, que terá um sistema de fabrico de gelo à paineis solares, vai melhorar-se a conservação do pescado e pôr fim o sofrimento dos pescadores e compradores que são obrigados a comprar o gelo no distrito de Quissanga.

Marijane Abdremane, acrescentou que o pescado de Quirimba, vai a diferentes mercados na provincia de Cabo Delgado, como Meluco, Montepuez, Pemba e outros distritos.

Entretanto, a fonte falou dos desafios da pesca na região, um deles, a persistência de prática de artes nocivas como uso de redes mosquiteiras e pesca furtiva.

O entrevistado, disse ainda que a comunidade pesqueira de Quirimba, é estimada em cerca de 1200 pescadores, exercendo várias artes.

Share.

Leave A Reply