Namaacha: Suzete Alberto Dança, reúne-se com líderes das confissões religiosas

0

Ad
A Administradora do Distrito de Namaacha, reuniu-se com líderes das várias confissões religiosas com actividades no distrito, são igrejas legalizadas e a aguardar reconhecimento pelo Estado. A própria administradora indicou ao CAICC que este encontro decorre no âmbito da governação aberta e inclusiva, com o intuito de inteirar-se do funcionamento das igrejas.
O encontro que decorreu na terça-feira da semana em curso, serviu igualmente, para a reativação das comissões religiosas. Na ocasião, os líderes das confissões religiosas, saudaram a iniciativa de abertura por parte da governante com vista a auscultar as diversas preocupações que assolam as igrejas.
O representante da igreja presbiteriana de Moçambique David Magaia, exortou ao governo distrital a continuar com diversas acções no sentido de informar as comunidades sobre o estágio atual do diálogo que o chefe do estado tem mantido com o líder da Renamo.
Por seu turno, Daniel Chambale, da igreja nazareno, sediada no posto administrativo de Changalane, explicou que há certas seitas religiosas que ignoram os convites para juntarem-se nas comissões religiosas criadas em todas as localidades do distrito alegando que não são permitidos pelos seus superiores das igrejas. Chambale apontou ainda que há dificuldades sérias de atribuição de espaços para a edificação das igrejas.
Já para António Buque, representante das comissões religiosas na localidade de Mahelane, apontou que há igrejas e seitas religiosas que ainda funcionam nas residências dos próprios fundadores o que contraria o que foi plasmado a quanto da criação da comissão religiosa.
A governante apelou aos representantes das igrejas e seitas religiosas a cumprirem com o que está plasmado na constituição da república, recordando que as confissões religiosas são livres na sua organização e no exercício das suas funções e de culto e devem conformar-se com as leis do estado. “ Vocês são nossos parceiros estratégicos e extremamente útil, contudo devem saber separar a fé do negócio nas vossas actividades diárias”, Concluiu Suzete Alberto Dança

Share.

Leave A Reply