EM MACOMIA ENCERRA ALFABETIZAÇÃO VOCACIONAL PARA FORMAÇÃO TÉCNICA.

0

A Competição de leitura das turmas de Alfabetizaçao para Formação Técnica e Vocacional, implementado pela Associação Progresso num programa de denominado SOGA, em parceria com o Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia, realizada esta 3ª feira, ditou o encerramento das aulas no distrito de Macomia, que inciou com 460 e terminou com 434 alfabetizandos.
Assim os 434 formandos dos quais 261 mulheres que terminaram a formação de seis meses, nos centros de Macomia-sede, Napulubo, Nanga, Bangala 2, Nacate, Ntupuala, Xinavane, Liúkwe e Nova vida, estão formados em várias materias vocacionais, por exemplo ler e escrever.
Falando no encerramento do programa, a administradora de Macomia, Joaquina Nordine, desafiou os beneficiários da Formação Técnica e Vocacional para implementarem os conhecimentos de contas e leteracia em varias esferas socias e contribuir efectivamente, nos objectivos de combate ao analfabrtismo no distrito.
Joaquina Nordine, salientou que, o lema da celebração do dia de alfabetização em 2017, que é Alfabetização no Mundo Digital, requer que as pessoas alfabetizadas, se lidem com os desafios do mundo actual que cada vez mais está digitalizado.
Na competição do saber, cuja avaliação foi em sinais de pontuação, posição do livro, dicção e pronúncia, voz e tempo, os formandos concorrentes e que depois foram premiados com pastas e material escolar, mostraram habilidades na leitura.
A Representate do Programa SOGA implmentado pela Associação Progresso Atija Abdul Carimo Cheba, agradeceu o enconvilvimento dos formandos e professores, que tudo fizeram para que os objectivos fossem concretizados.
Por seu turno, João Nunes Pohane, um dos professores alfabetizadores considerou que o projecto termina cedo demais, uma vez era uma oportunidade onde os adultos já estavam a aprender além de ler e escrever, a fazer sua própria poupança.
No encerramento o programa SOGA, que significa Skills for Oil and Gas, contou com financiamento da GIZ, uma organização alemã, conferiu certificados de particioação a cada um dos 434 alfabetizandos.

Share.

Leave A Reply