FACE A ECLOSÃO DE DIARREIAS AGUDAS NA VILA SEDE, ADMINISTRADOR DE IBO, APELA CALMA POPULAÇÃO.

0

O administrador do distrito de Ibo Issa Taemomade que esta manha reuniu-se com a população do bairro Rituto, arredores da vila, sensibilizou, sobre a necessidade de observarem as medidas de prevenção das diarreias agudas, que há duas semanas eclodiram na região.
Issa tarmomade pediu igualmente a população para ir ao centro de saúde, logo que se manifestarem os sinais da doença, argumentando que os serviços mçdicos foram alocados para prestar serviços a todos aqueles que sentirem doentes.
O encontro convocado de forma urgente, surgiu para alem de sensibilizar, contrariar a onda de desinformação onde se alega que as diarreias são provocadas por um medicamento, supostamente trazido pelas autoridades locais em conexão com agentes de saúde.
Neste encontro, Issa Tarmomade explicou que acusão sem prova não orienta a sociedade. Disse ainda que o dialogo é a principal via para resolução dos problemas.
Tratando-se uma das suas primeiras reuniões públicas, o governante de Ibo disse que foi confiado o poder para trabalhar e mostrou-se mais uma vez aberto para colaborar com toda a população.
Desde a eclosao das diarreias agudas as autoridades sanitarias dizem ter registado pelomenos um morto no centro de saude local segundo o múdico chefe de Ibo, Adalberto Boca, embora na opinião fala-se de pelomenos cinco mortos.
Ainda na opinião pública, tambem há relatos de pelomenos terem sido detidas pelas policia de sete pessoas acusadas de vandalizar residência do chefe de um dos bairros da sede, depois de terem o acusado de saber sobre a origem da doença.
Os mesms são acusados de supostamente liderar uma manifestação, que contestava as mortes e a vinda do suposto medicamento.
Entretanto, os intervenientes, admitiram que a colaboração e diálogo serão as formas que usarão para reveindicar as suas preocupações, mas pediram o administrador para não dar ouvido os supotos fofoqueiros.
Admitiram por outro lado que a inobservância das medidas de higiene e saneamento pode estar na origem das diarreias agudas na vila de Ibo, porque no bairro há focos de lixo, que podem causar doenças.
Disseram ainda que a previsão de momentos de eclosão de doenças feita pelos tãcnicos de saúde nao deve ser vista como se eles quizessem trazer a doença mas como alerta, para mais prevenção, conforme afirmou um dos intervientes.
Estivem no encontro, entre vários quadroS do executivo de Ibo, o chefe das operações do Comando Distrital da PRM e o médico chefe distrital.

Share.

Leave A Reply