Em Macomia, Director do SDPI diz o 25 de setembro resulta dos moçambicanos conhecer o seu dever.

0

O Director do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestrutura, no distrito de Macomia Victor Zimin, considerou hoje 25 de setembro na praça dos heróis na vila de Macomia, que o 25 de setembro, reveste-se de um valor histórico inegável por ser um dia em que os moçambicanos reconheceram o seu dever em defender a pátria já tomada pela colonização.
Victor Zimin, recordou que na mesma data, em 1964, na sede do posto administrativo de Chai, homens e mulheres movidos pelos ideias de 25 de Junho de 1962, na altura dirigidos pelo combatente Alberto Chipande, disparam contra os portugueses, dando inicio a expulsão dos colonialistas portugueses, que durante cerca de 500 anos, ocupavam de forma efectiva a pátria moçambicana.
O 25 de seembro de 1964, foi uma firmeza para dar respostas face as injustiças, humilhação do povo e exploração desenfreada dos recursos naturais trata-se de homens, mulheres, que guiados pelo sentido patriótico, decidiram escrever as suas biografias a favor do povo moçambicano- disse.
Aquele membro do Governo do Distrito de Macomia falava momentos depois da cerimonia de deposicao de coroas de flores por ocasião de 25 de setembro na vila de Macomia, descreveu aos presentes na ocasião, que os moçambicanos ao levarem a cabo acções armadas com apoio de outros povos, queriam ser livres, independentes e soberanos a semelheça de outros povos africanos e de outros paises do mundo.
Destacou ainda, que os combatentes de luta de libertação nacional , que são os heróis de todos, por isso merecem ser a identidade e fonte de inspiração de todos os moçambicanos.
Os que lutaram para expulsar o colono, devem ser a nossa fonte de inspiração, por isso são a nossa identidade.
Entretanto, na sua mensagem, os membros associação dos combatente de luta de libertação nacional ACLN, destacaram que a determinação dos moçambicanos foi uma das principais causas, que motivou a luta contra a dominação estrangeira.
Por outro lado, os membros da ACLN criticaram a acção dos inimigos inflitrados nas fileiras da Frente de Libertação de Moçambique FRELIMO devido aos seus ideias que contrariavam a vontade da marioria do povo moçambicano.
No entanto, os combatentes no distrito de Macomia, esperam igualmente que o XI Congresso do partido Frelimo que se realiza de 26 de Setembro a 1 de Outubro de 2017 na Matola, fortifique as relações do todo povo moçambicano.
Actividades desportivias, danças culturais e deposição de coroa de flores, foram as principais actividades que caracterizaram a passagem de 25 de setembro no distrito de Macomia

Share.

Leave A Reply