Comunidades Pesqueiras do Parque das Quirimbas em Cabo Delgado, pedalam pela resiliência as mudanças climáticas.

0

O Fundo Mundial para Natureza (WWF) em parceria com o Parque Nacional das Quirimbas, entregou 18 (?) Bicicletas na segunda-feira (4 de setembro) na vila do Ibo, a igual número de de professores, as escolas da sede, ora formados como treinadores comunitários nas comunidade de Matemo, Ibo-sede e Quirimba.
Os professores formados irao educar as comunidades sobre as medidas resilientes as alterações climáticas que já se ressentem na região.
Assim esta lançado, o movimento pedalando pela resiliência nas comunidades pesqueiras do arquipelado das quirimbas face as mudanças climáticas.
O acto de entrega daqueles meios de locomoção aos treinadores, foi testemunhado por membros do governo do distrito de Ibo, técnicos das Direcções Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas (DPMAIP) e da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (DPTADER) e lideres comunitários locais.
Falando na ocasião, o Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Ibo Jose Auguto Victor, desafiou aos beneficiarios a levar a sério a confianças depositada, para fazer entender as comunidade abrangidas, quão é importante defender-se as alterações climáticas.
Muitos que estão aqui, são docentes, pessoas que todo tempo estao na comunidade com todas as idades, dai que façam bom use com responsabilidade.
Por sua vez, o Secretário Permanente do governo de Ibo Saide Amade, insistiu que as bicicletas devem ser usadas pelos fins para os quais foram alocados.
Saide realçou que os membros do governo, estarão em condições de consfiscar, se as mesmas não forem usadas para o programa que os governo, o parque nacional das quirimbas e o seu paerceiro WWF pretendem alcançar em prol do bem-estar das comunidades.
Estas bicicletas não devem ser levados nas bebedeiras. Voces devem honrar o que assumiram. Alem de nos como governo distrital, estao aqui duas direcoes provinciais para testemunhar este acto.-alertou Saide Amade.
Por seu turno, os beneficiários mostraram-se satisfeitos e afirmaram que foi dado um passo importante que irá lhes permitir deslocar facilmente durante o trabalho do campo.
Sanu de Cobre, um dos beneficiários disse-Eu irei utilizar segundo o plano proposto para uso dessas bicicletas. Irei usar de forma cuidadosa, também rogo que os meus colegas façam o mesmo.
Saide Faquira Navati, também assume que as bicicletas destinam-se para deslocar-se junto das comunidades explicacando sobre o impacto das alterações climaticas e a tomada de medidas face asituação- comprometeu-se.

Share.

Leave A Reply