Para Educar sobre adaptação às mudanças climáticas no PNQ, WWF forma 50 pessoas.

0

Com vista a desenvolver actividades de caracter educativo, sobre adaptação às mudanças climáticas, nas comunidade de Ibo, Matemo e Quirimba, o Fundo Mundial para Natureza WWF em parceria com o Parque Nacional das Quirimbas PNQ formou a 4 de setembro na sede do distrito insular de Ibo, 50 membros dentre os quais, professores das escolas primárias e secundárias do primeiro e segundo graus, membros da Associação do Sistema de Monitoria Orientada para a Gestão (ASMOG), Comités Comunitários de Pescas (CCPs), líderes comunitários, técnicos do governo distrital, das Direcções Provincial do Mar, Águas Interiores e Pescas (DPMAIP) e da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (DPTADER) .
De acordo com uma das três Consultoras contractadas pelo WWF para liderar esta formação, Kira Ugaz-Simonsen, os participantes (treinadores), irão desempenhar o papel de treinadores nas comunidades, com objectivo de transmitir conhecimentos adequados para dar resposta as alterações climáticas que são notáveis na região.
Kira Ugaz-Simonsen apontou que a avaliação das necessidades para esta formação de formadores, indica que as comunidade locais, já se apercebem das altas temperaturas, irregularidades das chuvas, erosão, entre outros impactos negativos, dai, a razão dos consultores ensinarem as prácticas resilientes a essas mudanças com destaque a não destruição de mangais, implementação de medidas adaptáveis às alterações climáticas, tais como as vedas temporárias e locais e uso de artes de pesca sustentáveis, incluindo o uso de material resistente para a construção de infraestruturas.
̎Realmente nestas comunidades existem sinais de mudanças climáticas, por exemplo nota-se temperaturas mais altas, ventos muitos fortes, além de outros efeitos que podem se realçar no futuro, dai a razão de formar, ensinando e educando as comunidades para não cortar descontroladamente o mangal, por exemplo, e que comecem a cuidar dos ecossistemas desde já.
Para o Secretário Permanente do distrito de Ibo, Saide Amade, que discursava perante os 50 participantes, os conhecimentos adquiridos devem fazer sentido e trazer resultados palpáveis na vida das comunidades, porque segundo ele, o governo ao admitir a realização de actividades de género pelos seus parceiros, pretende tornar a vida da população cada vez mais melhor.
̎Esta é uma das várias acções que o Parque das Quirimbas e o nosso parceiro WWF estão a desenvolver neste distrito. Como se lembram, temos as iniciativas de vedas temporárias e locais para a pesca de polvo e gaiolas melhoradas, dai que os conhecimentos adquiridos nesta formação, devem resultar em impactos positivos nas comunidades-disse.̎
Teresa Fernando e Josenilde Joao Paulo Mukuna duas das professoras formadas, reconhecem a responsabilidade que assumem e comprometem-se a dar o seu máximo para educar às comunidades a adoptar as medidas adaptáveis às mudanças climáticas.
̎O nosso compromisso é educar as comunidades, tambem as crianças que trabalham todos dias connosco, face as mudanças climáticas- declarou uma delas. ̎
Entretanto, Anli Machude, membro do Conselho Comunitário de Pescas da aldeia Cumuamba, admite haver necessidade de sensibilização comunitária sobre as mudanças climáticas, porque hoje são notáveis seus efeitos, afirmando que alguns dos efeitos resultam de acções humanas.
̎Acho bom evitarmos as mudanças climaticas, isso para melhor uso das florestas, dos mangais bem como da areia e das pedras que usamos para fabrico de cal e construção das nossas casas. ̎
Para dar continuidade as acções de divulgação das medidas de adaptação às mudanças climáticas para aumento da resiliência das comunidades costerias do arquipelago das Quirimbas, o governo distrital de Ibo, o WWF (Fundo Mundial para Natureza) e outros parceiros locais irão acompanhar e dar todo apoio necessario para a efectivação do papel dos treinadores.

Por Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply