Ja ha plano de acçao de controlo de matança de tartarugas marinhas no parque nacional das quirimbas.

0

Estudos desenvolvidos nos anos passados indicam que a populacao de tartaruga marinha dentro do parque nacional das quirimbas esta em extincao, e poder ser pior se nao forem tomadas medidas concretas para para travar a situacao, devido a matança por pescadores nacionais e estrageiros daquela especie.

Por exemplo, de Maio de 2016 ate Abril deste ano atraves dos Agentes do Sistema de Monitoria Orientada para Gestao, formados pelo Fundo Mudial para Natureza, foram registadas 32 mortes de tartaruga marinha, sendo 14 na zona de Ibo, 8 em Matemo e 10 na zona de Quirimba das 108 vistas nas mesmas zonas no mesmo periodo.

Para pensar da situacao, o Fundo Mudial para Natureza em parceria com o Parque Nacional das Quirimbas organizaram um workshop na sede do distrito do Ibo a 17 de julho corrente onde estiveram presentes membros das comunidades de Ibo-sede, Matemo, Quirimba, Goludo, alem de directores dos serviços distritais de actividades economicas do distrito anfitriao, Macomia e Quissanga, representates do ministerio publico e direcao mar, de aguas interiores e pescas, entre outros.

Entretanto, foi neste encontro, que surgiu o plano de acçao para eliminar a pesca acidental e intencional no qual diferentes instituicoes comprometem-se a levar a cabo acçoes concretas para salvaguar a populacao da tartarugas na zona marinha do parque nacional das querimbas.

Falando do enceramento do workshop, o administrador do parque nacional das quirimbas, Albino Nhussi, apelou aos presentes a nao recuar e fazerem tudo para concretizar o plano elaborado para o bem das tartarugas e outras especies marinhas e florestais protegidas por lei.

Nao devemos ser uma sociedade de inveja. Os que fazem mal os recusros naturais marinhos e florestais estao nas nossas casas. Se eles hoje estao aqui é porque nas suas zonas acabou, dai que nao podemos permitir que dizimem os nossos recursos.

Albino Nhussi, que afirmou ter chegado o momento de accao, prometeu que a direcao do parque ira trabalhar para evitar situacoes de favoritismo e familiaridades durantes as acçoes de fiscalizacao.

Particularmente comprometeram-se os directores das actividades economicas de Ibo, Macomia, e Quissanga neste ultimo distrito, onde se supoe haver cemiterio de tartaruga marinha, devido a frequencia de casos de morte desses animais.

Share.

Leave A Reply