Secretário Permanente Impede publicação de Notícia na Radio de Chinde

0

Alguns Repórteres da Rádio Comunitária do Distrito de Chinde na Zambézia acusam o Secretário Permanente do Governo local, Eugénio Gocinho, de impedir a publicação de um bloco noticioso alegadamente por que continha informações sobre actividade política da Renamo.
O facto terá ocorrido esta Quarta – feira, momentos depois de um jornalista daquela estacão emissora, pertencente ao Instituto de comunicação Social, ter voltado da cobertura de uma reunião da Renamo.
Falando à Rádio Moçambique via telefónica, o Coordenador Interino da Rádio Comunitária de Chinde, explicou que o referido repórter foi solicitado ao Gabinete do Secretário permanente, donde recebeu ordens para não publicar a matéria.
´´ Depois do Jornalista ter recolhido a informação no partido Renamo, logo que regressou a Redacção o SP mandou chamar para o seu gabinete junto ao Director do SISE, pediram o texto e as gravações. Censuram o texto, e ao longo do dia várias vezes o mesmo repórter foi solicitado a prestar declarações. Daí deu ordens para não publicar o noticiário´´
Gabriel Santos Gabriel, lamenta atitude ao mesmo tempo que condena por considerar de violação de liberdade imprensa.
´´ Esta atitude é feia e não pode existir numa altura em que temos a lei do Direito a informação, isso é preocupante´´ Rematou Gabriel Santos
O Secretário Permanente do Governo Distrital de Chinde, Eugénio Gocinho, confrontado pela Rádio Moçambique, nega a acusação justificando que nunca interferiu no funcionamento da Rádio local.
´´ Não vi nenhum documento da Radio Comunitária e nem da Renamo, também não mandei chamar nenhum Jornalista para o meu gabinete. Não é minha tarefa censurar noticias na Radio. Defendeu-se Eugénio Gocinho.
Acrescentou ainda que não constitui verdade que o governo tem interferido na linha editorial da rádio.
Caetano Alberto, a partir de Quelimane

Share.

Leave A Reply