Governo de Cabo Delgado prevê formar através do IFPELAC e parceiros 1000 jovens em auto-emprego e empreendedorismo.

0

Através do Instituto de Formação Profissional Estudos Laborais Alberto Cassamo de Cabo Delgado, o governo vai formar ate no final deste ano 1000 jovens em toda provincia e adoptar de kits de trabalho, para dar resposta a falta de emprego, permitindo que os formados criem suas proprias rendas.
O anúncio neste sentido, foi feito a 30 de junho findo, na vila de Palma a quando de graduação de 90 jovens, que são parte dos mil que serão formados até no final do ano, pelo representante do Delegado Provincial do Instituto de Formação Profissional Estudos Laborais Alberto Cassamo de Cabo Delgado, Juvêncio Augusto.
Juvêncio Augusto, explicou que o desenvolvimentos de varios cursos profissionais que incutem medidas activas de geracao de emprego e rendas, é feito pelo governo e seus parceiros e enquadra-se nas reformas para a melhoria da vida dos cidadaos activos.
Entretanto, o Coordenador Nacional do Programa de Competencias para Emprego e Produtuvidade em paises de baixo rendimento, na organização internacional do trabalho – OIT João Horácio Guilichane, explicou que na implementação do projecto, em Cabo Delgado, foram escolhidos, os distrito de Chiúre, Montepuez e Palma, estando neste memento em formação 360 jovens, de ambos os sexos.
Segundo Joao Horacio Guilichane, o estudo feito com governos e sociedade civil locais dos distritos indicados, apontaram que as necessidades indicaram como oportunidades de negocio nas areas de serralharia, electrecidade, pesca e processamento do pescado, carpintaria, psicultura, panificação entre outras areas.
Joao Horacio Guilichane salientou que a priorização da provincia de Cabo Delgado para as formacoes que ja tiveram impactos desejados noutros paises de África, tem a ver com o facto de ser uma das com maior taxa de desemprego nos jovens.
Depois das formações que são monitoradas pelo ministério do trabalho atraves do Instituto de Formação Profissional Estudos Laborais Alberto Cassamo, em cerimonias públicas, os jovens formados, recebem kits de trabalho para desenvolvimento dos conhecimentos, entretanto até podem ser consumidos pelo mercado de emprego formal.

Share.

Leave A Reply