COMUNIDADES DO ARQUIPELADO DAS QUIRIMBAS ESTUDAM MECANISMOS ADICIONAIS A ACTIVIDADE PESQUEIRA.

0

Cinco comunidades do arquipelago das quirimbas, junto do parque nacional com o mesmo nome, em Cabo Delgado, estão a estudar mecanismos adicionais às actvidades pesqueiras, uma acção do projecto Benga, implementado pelo fundo mundial de natureza WWF, no quadro das acções de mitigação das mudanças climáticas.

Trata-se das comunidades de Rituto e Cumuamba na vila do Ibo, Palussansa e Muancombo na localidade Matemo e Cumilamba em Quirimba, que durante o worshop promovido pelo WWF na ilha do Ibo, através de um consultor, discuturam actividades adicionais que possam ser realizadas a nivel local, com vista a reduzir a pressão do mar, numa altura em que em paralelo implementa-se a inciativa de vedas temporárias de recursos marinhos.

Os participantes representantes das cinco comunidades pesqueiras, reconhecendo a pressão do mar, devido a exploração exagerada dos recursos marinhos, apontam como actividades adicionais, o fomento do café do Ibo com toda sua cadeia ate ao mercado, horticultura, agricultura, poupança comunitária e crédito rotativo, acções de auto-emprego entre outras.

Por sua vez, Eusébio Celestino, falando em representação do Parque Nacional das Quirimbas, salientou que a inciativa ora em destaque quando for implementada com sucesso, vai encontrar terreno para actividades adicionais sustentáveis a longo prazo, concordando que as apostas das comunidades têm mercado.

O Representante da Direção de Mar, Águas Interiores e Pescas, Sozinho Vida, defende que a redução da pressão dos recursos marinhos pelos pescadores locais, passa por aproveitar as oportunidades presentes, por exemplo, melhoria de artes pesqueiras, incremento de acções reais, técnicas agricolas e expansão da produção e mercado do café.

Entretanto, o Consultor indicado pela WWF para avaliação dos meios de subsistências das comunidades abrangidas, Maiko Videl, explica que a ideia é encontrar melhor forma de explorar o mercado que corresponde o perfil real dos pescadores, usando as experiências aneriores falhadas para viabilizar novas intervenções funcionais.

Contudo, Eugidio Globo, do WWF no distrito de Ibo, acrescentou que a intervenção, pretende encontrar localmente parceiros certos para aproveitamento dos resultados da consultoria para implementar novas opurtunidades com acções concretas para melhorar a vida das comunidades através de actividades adicionais, além das pesqueiras.

Muito brevemente, será feita a divulgação dos resultados da avalição em curso, onde depois seguem acções concretas para a implementação das actvidades adicionais às pesqueiras, nas cinco comunidades selecionadas do Ibo, de onde vos falou Amade Abubacar.

Share.

Leave A Reply