A inverdade sobre o calor na rede mosquiteira.

0

É comum ouvirmos que dormir debaixo da rede mosquiteira aumenta a probalidade de sentir calor, o que supostamente torna a noite desconfortável dai que estar fora dela seria opção acertada.
Trata-se duma ideia que data a longos anos e tem sido transmitida de pessoa para pessoa. No entanto,
especialistas sugerem que a rede mosquiteira protege contra a picada do mosquitos do tipo Anopheles o causador da malária. No sentido mais amplo, é uma rede protetora contra insectos em geral. A rede é fabricada com fibras sintéticas finas em poliéster ou náilon que evita a entrada de insectos mas possibilita uma circulação suficiente de ar.
Segundo as pesquisas, nos anos 80 foram desenvolvidas redes mosquiteiras impregnadas com insecticidas como piretróides para afugentar e matar mosquitos, com a desvantagem da perda da impregnação após diversas lavagens.
Por isso, a indústria desenvolveu redes de longa duração, que usam inseticidas tratadas com um agente aglutinante, evitando a perda da impregnação por mais tempo.
Nenhuma das pesquisas desenvolvidas por peritos na área demonstrou que a rede aumenta ou provoca calor a alguém que durma dentro dela. Os inseticidas, usados, possibilitam a circulação suficiente de ar.
A nossa reportagem foi ao encontro de cidadãos residentes na vila de Macomia que ha muitos anos dormem debaixo de uma rede mosquiteira para apurar até que ponto constitui verdade inegavel que dormir dentro da rede mosquiteira atrapalha a boa qualidade de sono devido ao calor da rede.
No populoso bairro Nanga encontramos Martinho Angelo, pai de mais de três filhos, dorme em todas as noites dentro da rede mosquiteira durante muitos anos.

Para Martinho Angelo, o que causa calor dentro da rede mosquiteira, tem a ver com o facto de muitas pessoas residentes na vila de Macomia, por exemplo dormir na rede mosquiteira com lampadas acesas, o que propicia a ocorrência do fenômeno.

Ainda no bairro Nanga, a reportagem abordou o cidadão Damião das Neves Omar, mais de 40 anos que entende que o calor a que as pessoas falam quando dormem na rede mosquiteira principalmente nas casas de chapas de zinco, deve-se a acumulação dos raios solares durante o dia.

Sendo assim, para Damiao das Neves Omar, não é a rede que causa calor, mas sim a evaporação acumulada ao longo do dia nas chapas de zinco, mas neste contexto nao se pode arriscar a vida por causa pouco calor, que depois de arrefecem as chapas termina.

Em changane, arredores da vila de Macomia, a conversa foi Rachide Sefo. Para ele, a ocorrência de calor dentro da rede mosquiteira é normal porque trata-se de fenomeno natural, mesmo estando fora da rede sente-se.

Rachide Sefo explicou ainda que o calor ocorre segundo a mudança das temperaturas que sucedem os momentos de calor e de frio e happy wheels alerta que quem assim acreditar, então esta se expondo a contraição de malária, uma das doenças que leva a morte facilmente quando nao tratada em tempo util.

Na aldeia Machova, o cidadão Agostinho Rafael de cerca de 30 anos, sabe que o calor acontece dia e noite. A noite é mais sensivel porque muitas das vezes as pessoas não andam para procurar lugar para se arejar, no entanto nao dormir na rede conhecendo-se esta realidade é ainda expor-se a riscos de malária.

A reportagem voltou de novo ao bairro Nanga e conversou com o jovem Anrane Cachimo, dorme em todas noites dentro da rede mosquiteira durante 9 anos consecutivos.

Durante este período conforme explicou, não acredita que a rede causa calor, mas admite que se haver calor depende das temperaturas do dia, que podem apresentar tempo calor ou temperaturas fresca.

Anssumane Amade, 58 anos residente no bairro comunal Nanga B, tambem confirma que dormir na rede mosquiteira nao causa calor, ate mostrou-se surpreso quando se faz desta situação.

Mariamo Mussa Nkuna mae de 8 filhos, lamenta por nao ter condições para todos filhos dormir na rede, mas ela que ha bastante tempo dorme dentro da rede, explicou que nunca sentiu que ha calor quando coberta na rede.

Mariamo Mussa, acrescentou que pelo contrario dorme na rede mosquiteira com gosto e argumenta que muitas pessoas alegam sentir calor porque muitas vezes querem se cobrir manta, por exemplo quando dormem na rede mosquiteira.

Entretanto, muita gente quando nao dorme na rede mosquiteira sobre bastante de picadas de mosquitos que causam malária e logo recorrem ao centro de saúde mais próximo, para receber tratamento.

A reportagem seguiu o mesmo rumo, para saber como ou seja quando a rede mosquiteira causa calor, por isso interpelou o director do centro de saúde de Macomia, George Adriano em torno do assunto.

George Adriano, que também tem o habito de dormir na rede mosquiteira, revelou que nao sente calor quando dorme dentro da mesma e nenhuma pesquisa legal admite que os produtos usados no fabrico das redes mosquiteiras incluindo o produtos aplicados provam que concorrem para ocorrência de calor, mesmo a noite onde regista-se abrandamento das temperaturas.

Aquele profissional de saúde argumentou ainda que pela forma fisica da rede mosquiteira tanto transparente é prova-se claramente que não há espaço para ocorrência de calor.

Pedro Andre outro profissional de saudê, trabalha mais na comunidade. Para ele as concepcoes sao muitas vezes desvantajosas, dando exemplo o mito sobre o calor da rede mosquiteira que verdade nao produz calor.

Pedro Andre, tambem dorme protegido pela rede mosquiteira salienta que quando se trata de conservar o nosso estado de saude, precisa-se pensar bem e neste caso seria dormir protegido pela rede, mas evitando se cobrir sobre tudo no periodo de muito calor.

Share.

Leave A Reply