 CERCA DE 17 MULHERES COM PROBLEMAS DE FÍSTULAS OBSTÉTRICAS FORAM SUBMETIDAS PARA OBSERVAÇÕES E OPERAÇÃO NO HOSPITAL PROVINCIAL DE CABO DELGADO.

0

O centro de saúde de Balama em coordenação com a direcção do hospital provincial de Cabo Delgado identificou e submeteu a cirurgia, ou seja, operação a um total de 17 mulheres desta parcela da província que sofrem de problemas de fístulas obstétricas, uma doença que provoca a saída descontrolada da urina.
De acordo com LEONILDO NHAMPOSA médico chefe do Centro de saúde de Balama que falava numa entrevista concedida pela reportagem da R.C.Mpharama, disse que esta doença é causada pelo trabalho de parto arrastado que maior parte destes acontecem fora de uma unidade sanitária, ou seja, fora da maternidade.
Apesar das palestras de sensibilização feitas pelos profissionais de saúde no seio das comunidades, com o apoio das estruturas de base, ainda prevalece o registo de partos feitos fora da maternidade, onde ao nível da província de Cabo Delgado, Balama é o distrito com mais casos.
Com esta situação, urge a necessidade de redobrar os esforços junto do governo, as lideranças comunitárias e a população em geral de modo a persuadir, ou seja, a sensibilizar a comunidade no sentido de aderirem aos partos institucionais e desencorajar a pratica de partos fora da maternidade ou em casa.
Para além da situação que foi referenciada, o médico chefe faz uma avaliação positiva da subida do número de mulheres que sabem a importância de fazer parto na maternidade.
NHAMPOSA apela a comunidade deste distrito e em particular as mulheres grávidas no sentido de fazerem parto seguro numa unidade sanitária como forma de evitar complicações e riscos da saúde delas e do bebe que esperam nascer, isto devido ao trabalho de parto.
O hospital é o único local seguro onde tem pessoas especializadas e com formação qualificada nesta área, dotados de conhecimentos e material apropriado para salvar as parturientes em caso de terem complicações no momento de parto.
Foram palavras de Leonildo Nhamposa médico chefe do centro de saúde de Balama apelando a comunidade deste distrito no sentido de fazerem parto na maternidade.

 Por: Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply