CONSELHOS DOS RITOS DE INICIAÇÃO FEMININO CONTINUAM A INFLUÊNCIAR NO AUMENTO DE GRAVIDEZES PRECOCES NO POSTO ADMINISTRATIVO DE CHAI.

0

Chai-sede, 30 de Junho 2016. O Lider Comunitário de Chai-sede, Cesário Alfane, admite que práticas tradicionais relacionadas aos ritos de iniciação femininos, estão a contribuir no aumento de casos de gravidezes precoces naquela região do distrito de Macomia.

Cesário Alfane, disse numa entrevista à Rádio Nacedje que a situação é preocupante, pelo facto de estar aumentar o número de casos de gravidez precoce, que se verificam nos bairros e a nível da unidade sanitária local.

O Líder de Chai-sede, disse que as raparigas cerimoniadas são ensinadas pelas matronas que ser mulher não é ter medo dos homens sem conta das consequências que possam surgir no futuro, acrescentando que o pior acontece quando as raparigas aplicam o que aprenderam das madrinhas dos ritos.

A fonte disse por outro lado, que o gosto pela moda, por parte das raparigas, também associada com a ideia de que enquanto cerimoniada já não pode depender dos pais, aumenta de igual modo as possibilidades das raparigas ficarem grávidas.
Segundo o interlocutor, muitas vezes, os ensinamentos dos ritos de iniciação superam as medidas introduzidas pelos encarregados de educação, aliás, revelou que a rapariga pode comportar-se bem em casa e ficar vulnerável fora dela, dificultando assim o controlo pelos pais.

Cesário defende a introdução pelas mestres de ritos de iniciação femininos, práticas que desencorajam e vulnerabilizam as raparigas, para prevenção de gravidez precoce bem como a transmissão de doenças através do uso de métodos de planeamento familiar.

Há dias, a Enfermeira de Saúde Materno Infantil no centro de saúde de Chai Anatércia Venâncio disse em quantificar que aquela unidade sanitária regista com preocupação mulheres grávidas com idade menor de 18 anos.

Share.

Leave A Reply