POPULAÇÃO DE PINDA ALIMENTA-SE DE TUBÉRCULOS AQUÁTICOS

0

Tudo isso está na sequência da estiagem que assolou em grande medida as machambas dos camponeses daquela região, onde há relatos de que tudo que foi lançado a terra o sol consumiu sem deixar rastos principalmente a cultura de milho que é considerada a principal cultura de sobrevivência e de trocas comerciais.

Neste momento aquelas famílias percorrem dezenas de quilômetros a procura de tubérculos aquáticos o nenúfar vulgarmente conhecido por Nhica para a sua sobrevivência sem medo de trocar a sua vida com os animais aquáticos como o caso de crocodilos e Hipopótamo uma vez que disputam o mesmo espaço.

Daí aqueles populares pedem as pessoas de boa fé, ONG incluindo o governo para com máxima urgência haja ajuda principalmente na alimentação.

Este é o grito de socorro da população da localidade de pinda clamando pela ajuda alimentar uma vez que nas suas machambas nada existe de produção porque a estiagem neste Ano consumiu tudo.

Francisco Silva Balança o chefe da localidade de pinda reconhece este clamor da sua população e disse que se não fosse do calor intenso que queimou todas culturas nas Machambas Pinda nesta campanha 2015/2016 seria um detentor de produção onde estava previsto mais de 377 mil toneladas de culturas diversas.

O nosso entrevistado Francisco Balança lança apelo a toda população camponesa para não cruzarem os braços caso venha cair chuva por milagre a segunda época será a retaguarda.

Por Joaquim Chibalo

Share.

Leave A Reply