NA SUA GOVERNAÇÃO ABERTA EM QUITERAJO ADMINISTRADORA DE MACOMIA ELEGE UNIDADE NACIONAL E PREVENÇÃO DE DOENÇAS ENDÉMICAS.

0

Na sua primeira visita de trabalho no âmbito da governação aberta, ao posto administrativo de Quiterajo, a administradora de Macomia Joaquina Nordine, que orientou um comício popular na aldeia Mitacata, na 2ª feira, escolheu a paz e unidade nacional e prevenção das doenças endémicas como alguns dos principais pontos fortes no contacto com a população daquela região do litoral do distrito.
Explicando o conteúdo dos seus pontos de agenda, a governante sublinhou ser necessário que a população de Mitacata trabalhe para manutenção da paz, unidade nacional e harmonia social como sendo os elementos que os moçambicanos precisam para alcançar as metas de desenvolvimento.
Joaquina Nordine disse estar aberta para receber todas as preocupações que inquietam a população para na base de dialogo encontrar a resolução das mesmas.

Na interacção com o público de Mitacata, a chefe do executivo de Macomia, ilustrou que a desinformação sobre a origem das doenças endémicas é um mal que pode dividir o povo, por isso salientou haver necessidade de não levantar acusações mútuas e nem contra os representastes do estado e ao mesmo tempo apelou a observância rigorosa de higiene individual e colectiva.

A implementação das políticas de educação têm sido um grande desafio naquela região, devido as alegadas questões religiosas, contudo para inverter a cenário, o governo já construiu uma escolinha comunitária e para que as metas não sejam comprometidas a administradora apelou os pais levarem os seus filhos a escola para terem o futuro garantido nos próximos dias

POPULAÇÃO DE QUITERAJO ESPERA QUE SUA PREOCUPAÇÕES SEJA REVOLVIDAS DESTA VEZ.

Claros e directos nas suas intervenções, os populares da aldeia Mitacata no posto administrativo de Quiterajo, esperam que a nova administradora de Macomia, Joaquina Nordine encontre solução das preocupações que os anteriores governantes receberam em vários comícios ali realizados e que supostamente ainda não surtiram efeitos positivos.
Os intervenientes disseram esperar que desta vez, as suas inquietações não sejam deitadas abaixo, uma vez as mesmas ainda não tiveram soluções.
São preocupações que ainda tiram sono, os populares de Mitacata, a necessidade de tractor para desenvolverem a agricultura mecanizada, melhoria das condições no centro de saúde, energia eléctrica, subsidio do idoso e afectação de um novo chefe da localidade.

A população de Mitacata, denunciou à chefe do executivo de Macomia alegada má qualidade da estrada Mucojo-Quiterajo e da existência de redes que cobram cidadãos que exploram os recursos marinhos na região em benefício próprio.
Entretanto, a chefe do governo de Macomia, disse em relação as preocupações que as mesmas são um desafio do governo e prometeu que a afectação do chefe da localidade será a curto prazo.

Joaquina Nordine disse não deixará de viajar à Quiterajo ou a qualquer parte do distrito por motivo de não ter sido resolvida uma das questões colocadas, porque está comprometida para trabalhar com a população do distrito de Macomia e sabe que um dia as preocupações serão resolvidas.

Além do comício popular, a administradora de Macomia, viveu de perto, as dificuldades na unidade sanitária local e reconheceu a necessidade de melhorar as condições e encorajou o pessoal a trabalhar para o bem da saúde pública.

Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply