 O POVO DO MUNDO INTEIRO PAROU NESTA TERÇA-FEIRA PARA REFLECTIR SOBRE A PANDEMIA DO HIV-SIDA.

0

Celebra-se nesta terça-feira 01 de Dezembro a passagem do dia Internacional da luta contra o HIV-SIDA sob lema “PROTEGER O ADOLESCENTE E JOVENS DO HIV-SIDA É GARANTIR UM MOÇAMBIQUE SAUDÁVEL”.
Em Balama, de entre várias actividades programadas alusiva a data temos a destacar a tradicional cerimónia de deposição de flores na praça da independência, apresentação de grupos culturais com mensagens de apelo a prevenção e combate ao HIV-SIDA, leitura de mensagens do Serviço Distrital de Saúde Mulher e Acção Social de Balama e do Projecto-Balama, para além das intervenções do Director da saúde e do Secretário permanente do Governo distrital.
Na mensagem do sector da saúde vem vincada a preocupação relacionada com o nível de abandono ao tratamento com Anti-Retrovirais por parte das pessoas portadoras desta pandemia, apesar do esforço feito pelo Governo Moçambicano que tem alocado os medicamentos ao dispôr do utente, cujo o consumidor adquire sem cústos financeiros.
Com este esforço, o sector da saúde em Balama pede ao governo em coordenação com as lideranças comunitárias no sentido de continuar a pressuadir os portadores desta doença a aderirem ao tratamento, pois o Distrito conta com cinco unidades sanitárias que oferecem este tratamento.
“Os adolescentes e jovens são os Homens do amanhã, e a situação actual do HIV já atingiu níveis que afectam os esforços do desenvolvimento e comprometem sobre maneira os indicadores sócio-económicos do País e que depende a esta camada social” Estavamos a citar uma passagem da mensagem do SDSMAS de Balama alusiva as celebrações do dia Internacional da luta contra o HIV-SIDA.
Enquanto que na mensagem do Projecto-Balama, ou seja, da Grafite, considera que a existência de múltiplos parceiros concorrentes, baixo uso correcto do preservativo, baixo nível de circunsição masculino nas regiões Centro e Sul do nosso País, alta mobilidade de imigração de pessoas a procura de emprego e viagens de negôcio, a violência sexual e consumo de drogas entre outros, são factores impulcionantes desta epidemia no nosso País.
ISSA RACHIDE VAMUTHO Secretário permanente do governo distrital, na sua intervenção falou da importância deste dia cujo combate e prevenção desta pandemia deve sér tarefa de todos os Moçambicanos sem distinção de género, raça, filiação partidária e religiosa.
ISSA foi mais longe ao tér afirmado que o governo esta a desempenhar a sua tarefa no combate ao HIV-SIDA e outras doenças, na expansão dos serviços sanitários de qualidade junto das comunidades.
Por:Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply