Namati Moçambique, Alcança 2998 pacientes no tratamento TARV em Namaacha

0

Até agora a Namati encontra-se a trabalhar no Distrito de Namaacha, realizando trabalhos em parceria com Médicos Sem Fronteiras, Fundação Ariel e o Centro de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Modlane.
Através das suas actividades, de Julho a Setembro do ano em curso no Distrito de Namaacha a sul da Província de Maputo, alcançou um número activo de 2998 pacientes no tratamento anti-retroviral, deste número 165 pacientes iniciaram com o tratamento anti-retroviral, 5 pacientes corresponde ao número de abandono a este tratamento e 7 óbitos após o início do tratameno, derivadas de vários factores de ordem social, cultural e sócio-económico.
A defensora de saúde da Namate em Namaacha, Margarida Majive, falando na última quarta-feira (25/11), na Reunião de Comissão Distrital de Combate ao HIV e SIDA, disse: ” Com vista a dar resposta às necessidades de mitigação de impacto do HIV e SIDA no distrito é preciso conjugar esforços em acções conjuntas na prevenção, cuidados e no tratamento desta pandemia,de acordo com a realidade cultural e sócio-económico nas áreas abrangidas, mas sempre em estreita colaboração com todos os actores” destacou a defensora de saúde.
No entanto a população daquele distrito é assistida por uma médica, 44 técnicos,41 auxiliares e serventes, afectos em 8 unidades sanitárias.
A situação epidimológica do Distrito de Namaacha é dominada por diarreias, sarampo, cólera e málaria, no entanto, actualmente tem se registado cada vez mais casos de HIV e SIDA.

Share.

Leave A Reply