 GOVERNO DA PROVINCIA DE CABO DELGADO FAZ O LANÇAMENTO DA CAMPANHA AGRÍCOLA 2015/2016.

0

Teve lugar na manhã desta sexta-feira 30 de Outubro de 2015, cerimonias do lançamento oficial da campanha agrícola 2015/2016 que este ano celebra-se sob lema “PELA PROTUTIVIDADE AGRÁRIA SEGURANÇA ALIMENTAR, NUTRICIONAL E A PRODUÇÃO DE RIQUEZA”.
Para o ano em curso, as cerimónias centrais ao nível de Cabo Delgado tiverm lugar na sede do Posto Administrativo de Mavala Distrito de Balama extremo sul da provincia, na chamada capital do ouro branco e celeiro de C.Delgado.
O acto de abertura da campanha agrícola foi dirigido pela Governadora da provincia Dr. CELMIRA FREDERICO PENA DA SILVA, e testemunhado pelo Ministro dos Combatentes o senhor EUSÉBIO LAMBO em representação do governo central, membros do governo provincial, representantes dos governos distritais, para além dos anfitriões e a população de Balama.
No momento do lançamento da campanha, tiveram lugar cerimonias de plantio de árvores de fruta na EPC de Mavala, cerimónias tradicionais, apresentação de grupos culturais, leitura de mensagens dos produtores e dos extensionistas, intervenções de Mariano Caetano Jone director provincial da agricultura e segurança alimentar, Elsa Fernando Rodolfo Administradorado Distrito de Balama, Dr.Celmira da Silva Governadora da Provincia e Eusébio Lambo enviado do presidente da República, para além de atribuição de prémios dos três melhores produtores e extensionistas da campanha agrícola 2014/2015.
Na mensagem dos produtores vem vincada a situação da fraca produção agrícola registada na campanha passada, resultante do excesso das chuvas que cairam nos primeiros três meses do ano passado.
A rede de extensão pública na provincia cobre todos os distritos com um total de 148 extensionistas de campo destes 12 são mulheres, dos quais 27 fazem assistencia directa aos produtores de cajú.
Os extensionistas têm vindo a dessiminar no seio dos camponeses, técnicas recomendadas para o aumento da produção e produtividade agrícola, para alem de outras mensagens que falam de tecnicas de agricultura de conservação, uso das sementes melhoradas, controle de pragas, diversificação de culturas com mais infoque as de rendimento,aumento das áreas de cultivo e rentabilidade dos solos usando a tracçaõ animal, irrigação de pequena excala, gestão de pois colheita entre outras.
De igual modo, os extensionistas transmitem conhecimentos de promoção de hórtas caseiras no seio das famílias vulneráveis, educação nutricional e tecnicas básicas de processamento de verduras e frutas.
Para além dos esforços empreendidos para a materialização das suas obrigações, os extenionistas encaram enormes constrangimentos desde a falta de casas condignas, insuficiência de meios de transporte para a rápida assistência técnica aos produtores, insuficiência de bolsas de estudo assim como a falta de progressão nas suas carreiras profissionais.
Os extensionistas de Cabo Delgado apelam ao governo para fazer dos seus esforços um pilar na manutenção da paz, na luta contra a pobreza, valorisando a gricultura que é a base do desenvolvimento do país.
ELSA FERNANDO RODOLFO Administradora do distrito de Balama era uma pessoa quase sem palavra para dizer, isso devido o maior sentido de responsabilidade de acolher este evento de nível Provincia neste distrito com um grande potencial agro-pecúario devido as rícas terras que tem.
CEMIRA DA SILVA governadora da provincia, na sua intervenção falou dos objectivos da realização daquele evento nesta época do ano, tendo apelado aos produtores no sentido de fazer uma reflexão num contesto geral, desde a prática da agricultura diversificada, a pecuária e a nossa forma de alimentação, assim como o maior cuidado nutricional no seio das crianças.
Por seu turno EUSÉBIO LAMBO falando em representação do governo central, disse que a campanha agrícola 2014/2015 a provincia de Cabo Delgado cresceu na ordem de 0,3% na produção de cereiais, 0,6% na produção de produtos legumenosas, 1,8% na produção de mandioca, 4% na produção pecuária e na componente florestal a provincia produziu cerca de 13.302m³ de madeira em torro e 6.871,2m³ de madeira serrada, para além do aumento de produtores assistidos para 51.270 no ano em curso contra 47.772 de 2014, este aumento deveu-se ao recrutamento de novos extensionistas.
LAMBO apelou aos produtores no sentido de observarem todos cuidados que fazem parte da produção agrícola desde a união em associações, a limpeza atempada dos seus campos de produção, a sementeira, a sacha entre outros cuidados, de modo a alcançar a meta de 7% do plano estratégico do desenvolvimento do sector agrário.
No fim das cerimónias, a nossa reportagem colheu algumas senssibilidades da senhora MARIANA PAULA INÁCIO vencedora do primeiro prémio de melhor produtor da campanha 2014/2015, tendo dito que o seu maior desafio através da multicultivadora que ela recebeu é de redobrar esforços no aumento das suas áreas de produção de várias culturas de consumo e de rendimento.
Assim foi declarado a abertura oficial da campanha agrícola 2015/2016, acto que teve lugar na sede do posto administrativo de Mavala, Distrito de Balama zona sul de Cabo Delgado.
Por:Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply