DELEGADA REGIONAL NORTE DO INAS, PREOCUCPADA PELA MARGINALIZAÇÃO DOS IDOSOS

0

A Delegada Regional Norte, do Instituto Nacional de Acção Social-INAS Julieta Fernando Paissene, citado no dia 1 de Outubro em curso, pela Rádio comunitária de Mocimboa da Praia, mostrou-se preocupada devido ao crescimento de tendências que marginalizam as pessoas idosas, supostamente protagonizada por jovens.

Julieta Paissene que falava por ocasião do dia internacional do idoso, no centro aberto para acolhimento dos idosos na vila de Mocimboa da Praia, defendeu as pessoas mais velhas, jogam papel importante na manutenção da moral social considerando as mesmas, de bibliotecas vivas.

A interlocutora, diz igualmente que o INAS, está preocupado, pelas acusações de feitiçaria a que os idosos são vítimas e alerta, aos que assim fazem para evitar consequências no futuro, quando as mesmas atingirem aquela idade.

A Delegada Regional Norte, do Instituto Nacional de Acção Social, referiu na entrevista que, o governo não tem capacidade financeira suficiente para responder a mendicidade de idosos que se verificada nas artérias de muitos regiões do pais.

Entretanto, aquela dirigente acrescentou que, só no distrito de Mocimboa da Praia 2.462 famílias lideradas por idosos, beneficiam subsídio básico social, dos 2.623 inscritos.

Acrescentou que, mais outros 118 idosos que recebem apoio social direito, além de outras acções que aquela instituição canaliza aos velhos acolhidos no centro aberto da Vila-sede de Mocimboa da Praia.

O dia 1 de Outubro, foi consagrado para idosos, um esforço que visa valorizar aquela camada social no mundo, numa altura em que o nosso país é considerado um dos piores em termos do nível de vida da pessoa da terceira idade.

Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply