CAÇA AOS ALBINOS PREOCUPA CIDADÃOS NA VILA DE MACOMIA.

0

Cidadãos entrevistados pela Rádio Nacedje, na vila de Macomia, centro de Cabo Delgado, mostram-se preocupados pelo registo de casos de rapto de indivíduos com albinismo, para fins supostamente de enriquecimento rápido, que nos últimos tempos tem-se registado no país, depois dos anos transactos, o mesmo cenário ter sido reportado com maior frequência na vizinha república da Tanzânia.
Os cidadãos consideram que o facto viola um dos direitos fundamentais que é a vida e nunca acreditam que se pode chegar ao enriquecimento rápido por meio de qualquer parte do corpo de pessoas com pigmentação da pele, vulgo albinos, sustentando que se assim fosse, haveria tantos ricos, muitos antes da geração de hoje.
Entretanto, Casimiro Calata, é médico tradicional de longa data residente na vila de Macomia, ele diz que durante os anos que prática a medicina tradicional nunca provou que os albinos podem ser usados para fins de enriquecimento rápido.

Por sua vez, Cripton Lurdes Omar, docente da Ep1 de Xinavane B, entende que para fim a caças aos albinos o governo deve acionar todos mecânicos de controlo, incluindo jurídicos para capturar e responsabilizar todos aqueles que se envolverem nesta situação.
Cripton Lurdes Omar, refere ainda, maior controlo por parte dos populares.

Por seu turno, Gabriel Alili, outro cidadão residente na aldeia Licangano arredores da vila de Macomia, salienta que a campanha contra albinos é clara violação dos direitos humanos, por isso deve ser punida nos termos da lei.

Ramos Amade, velho influente residente no Bairro Nanga B, considera de preocupante e lamentável a situação de caca aos albinos, um indivíduos que considera de simples para conviver com eles.
Desmente igualmente que haja qualquer coisa que possa ser útil para sociedade, contudo apelou que haja maior vigilância.
Entretanto, as autoridades policiais do Comando distrital da PRM de Macomia, dizem também estar atentos a situacao por isso, apelam a denúncia das tentativas de rapto de albinos.
Frederico Matuta, quadro sénior e chefe de Pelotão da PRM em Macomia, foi o nosso entrevistado e ele falou ainda da necessidade de colaboração com a polícia, conforme explica a seguir.

Foi Frederico Matuta chefe de Pelotão da PRM em Macomia, alertando a população para denunciar as tentativas de rapto de albinos.
Amade Abubacar

Share.

Leave A Reply