CRESCEM MOVIMENTOS DE APELO A PAZ NO PAÍS  BALAMA REALIZA MARCHA DE APELO A PAZ EM MOÇAMBIQUE.

0

Teve lugar na manhã desta terça-feira 15 de Setembro do ano em curso, uma marcha que tinha como objectivo, repudiar os pronunciamentos do Líder da Renamo Afonso Dlakhama que ameaça o retorno a guerra e a criação de quarteis militares na Província da Zambézia.
A marcha que foi organizada pela sociedade civil em coordenação com algumas organizações sociais, teve como ponto de partida na praça da Independência, seguindo a via principal pela estrada nacional, passando no interior do bairro de Ntanta, e que culminou com um comício popular.
No local do comício, ELSA FERNANDO RODOLFO uma das participantes da marcha pela paz, falou da importancia daquele acto para os Moçambicanos e muito em particular aos residentes desta parcela da Provincia, tendo dito que os moçambicanos não querem a guerra com armas de fogo, mas sim, a guerra económica.
ALBERTO JUMULATE chefe duma brigada de deputados da Assembleia da República pela bancada da Frelimo no circulo eleitoral de Cabo Delgado que estiveram de visita ao Distrito de Balama, aproveitou essa ocasião para se apresentar ao seu eleitorado e explicar o trabalho que estes têm na qualidade de madatários do povo na AR.
Nas intervenções populares, os participantes explicaram que a guerra não escolhe um grupo de pessoas, e acreditam que vão aparecer pessoas a difundir mensagens que incitam a violência, e pedem ao governo no sentido de fortificar a vigilância, e apelam ao chefe do Estado para encontrar uma soluçao de forma pacífica para pôr fim a instabilidade que o País vive nos últimos dias.
PEDRO NJACO combatente da luta da soberania, na sua intervenção falou do seu percurso como militar, e aproveitou exprimir o seu sentimento relacionado com a demora da fixação da sua pensão, pois pela incapacidade física aque se encontra sofrida durante um combate, está sem força para trabalhar na machamba e assustentar os 15 filhos que tem.
Estas foram as intervenções dos participantes da marcha pela paz realizada nesta terça-feira 15 de Setembro na sede do Distrito de Balama.
Por:Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply