 GOVERNO DO DISTRITO DE BALAMA FAZ O LANÇAMENTO DA VACINAÇÃO CONTRA ROTAVÍRUS.

0

Teve lugar na manhã desta sexta-feira 04 de Setembro do ano em curso, cerimonias do lançamento oficial da vacina para o combate ao Rotavírus, um tipo de microbio que causa diarreias agudas, causando assim, a morte de crianças recém nascidas a nível do Mundo.
A vacina que acaba de ser lançada tem como público álvo, crianças de 2 à 4 messes de idade para a primeira fase e a segunda fase irá abrangir crianças dos 4 à 7 messes de idade respectivamente.
O maior Centro de Saúde do Distrito de Balama, foi o palco destas cerimónias que foram dirigidas pelo secretário permanente distrital ISSA RACHIDE VAMUTHO e testemunhadas pelos profissionais da saúde assim como uma parte da população que esteve naquele centro a procura de vários serviços sanitários.
VAMUTHO na sua intervenção falou dos esforços do governo no combate de várias doenças que afectam o seu povo e com particular atenção as crianças menores de 5 anos de idade.
Por seu turno LEONILDO AUGUSTO NHAMPOSSA médico chefe do centro de saúde de Balama, falando numa entrevista concedida pela equipa de reportagem da R.C.Mpharama no fim das cerimonias, falou da importância da vacina que acaba de sér introduzida, e garantiu que a mesma irá reduzir os casos de dirreia e das mortes por essa doença em crianças de menor idade.
NHAMPOSSA aproveitou deixar um apelo aos líderes comunitários, religios, representantes dos partidos políticos, secretários das aldeias para que sejam portadores da mensagem para junto da sua comunidade explicando a importância desta vacina.
Apelou ainda a população em geral de modo a levar as crianças de 2 à 4 messes de idade nos centros de saúde mais proximos da sua casa para serem administradas a vacina contra o Rotavírus que causa diarreias agudas em crianças recém nascidas.
De referir que a vacina contra o Rotavírus, não impede ou seja, não interfere as vacinas normais que são administradas nas unidades sanitárias e nas outras campanhas de vacinação de prevenção de diversas doenças.
Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply