Iniciativas de Marketing e implementação de Planos de Negócios vao impulsionar o desenvolvimento das Rádios Comunitárias

0

Gestores e jornalistas das Rádios Comunitárias de Nampula e Cabo Delgado após o Treinamento sobre as Estratégias de Marketing e criação/elaboração de Planos de Negócios, disseram que este vai impulsionar o desenvolvimento socioeconómico das suas estações emissoras. Daniel Cazimoto, Ponto Focal do CAICC presente na formação disse que “a elaboração de Plano de negócio, a produção de publicidades criativas e uso de Marketing na gestão das rádios comunitárias, foram os principais pontos que os participantes (durante as suas conversas) consideraram como pilares para uma boa sustentabilidade das rádios comunitárias”, confrontada a Gestora da Rádio Gémeas FM, Noémia Pinto, sobre o que faria depois do curso, ela disse que “vamos reduzir o tempo dos nossos spots publicitários de mais de 1 minuto para o máximo de 45 segundos e que todas estas ferramentas adquiridas nesta formação passarão a fazer parte de conquista de mais audiência a nossa estacão emissora”; enquanto Jumito Zeferino, Promotor de Marketing na Rádio Ehale de Nacala-à-Velha, disse que “vai implementar o seu Plano de Negócio com o objectivo de adquirir duas viaturas de transporte semi-colectivo de passageiros para incrementar as receitas da rádio” – esta oportunidade de negócio surge-lhe durante o estudo de mercado num dos exercícios práticos. Este treinamento foi dado como resposta a solicitação das rádios em terem noções sobre Marketing e Publicidade, o mesmo beneficiou a trinta e dois jornalistas provindos das rádios comunitárias de Nampula e Cabo Delgado, representados pelos coordenadores, gestores e responsáveis pela área de publicidade das mesmas. O Treinamento em Estratégias de Marketing e elaboração de Planos de Negócio, teve lugar na Cidade de Nampula, de 11 à 13 de Agosto de 2015, é de salientar que a IREX vai continuar a dar apoio a estas actividades através de visitas de monitoria e apoio técnico nas rádios assim como chamadas. Esta foi mais uma actividade do Programa Para Fortalecimento da Mídia que é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.

Share.

Leave A Reply