AGRAVAM-SE CASOS DE HIV-SIDA NO DISTRITO DE NAMACURRA

0

Tendem a subir casos de HIV-SIDA de 2 287 contra os 1 963 de igual período do ano passado inscritos para Pré – TARV nos adultos assim como das crianças no distrito de Namacurra na província da Zambézia caso este que preocupa os médicos que trabalhão naquele centro Hospitalar do distrito de Namacurra.

Dados em nosso puder indicam que destes 1 807 contra 1 702 do período do ano passado iniciaram com o tratamento ante retrovilal.
Moisés Sitoi, medico chefe do Hospital distrital de Namacurra, falando a nossa equipa de reportagem disse que a cifra representa um aumento na ordem de 43% de igual período do ano transacto. A nossa fonte disse ainda que a subida deve se a localização do distrito, visto que Namacurra é um corredor, a comunidade assim como a maioria das jovens os maridos encontram se noutras províncias a procura de melhores condições de happy wheels vida. Dai que a necessidade de cruzarem com os turistas para adquirir as suas subsistências acaba contraindo o vírus do HIV.

Sitoi num outro desenvolvimento disse que medidas estão a ser administradas no caso de palestras e outros de modo a suprir esta situação.
A nossa fonte disse que entre tanto não existe casos de abandono visto que há equipes de TCE uma organização não governamental que trabalha na comunidade para a busca de pessoas que atentam abandonar o tratamento dai acabam tendo recaídas.

Aquele curador não deixou por trás as medidas que o sector toma para interditar a situação de adesão ao TARV como criação de postos de levantamento de medicamentos assim como a criação de grupos para facilitar o processo de levantamento de medicamentos .

Por Fernandinho Hermínio Mariano

Share.

Leave A Reply