 ADMINISTRADORA DO DISTRITO DE BALAMA TERMINA VISITA DE TRABALAHO AO POSTO ADMINISTRATIVO DE IMPIRE.

0

No âmbito da governação participativa e inclusiva, a Administradora do Distrito ELSA FERNANDO RODOLFO junto da sua cometiva terminou na tarde desta quarta-feira 08 de Julho de 2015 visita de trabalho de dois dias ao posto administrativo de Impire, onde escalou aldeia Sirimula, a sede do posto e a localidade de Namara respectivamente.
No seu primeiro dia de visita, a administradora trabalhou na aldeia Sirimula e na sede do posto onde manteve encontros com a estrutura de base, efectuou visita a duas hortas de produção de tomate, cebola, couve e outras culturas dos senhores MEQUE TOBIAS MAGNOS e FERNANDO ANTÓNIO CHAI que fazem a sua produção nas margens da barragem de impire, para além dos comícios populares.
O produtor FERNANDO ANTÓNIO CHAI pede ao governo para alocação de um tractor de modo a melhorar a sua produção e alargar as áreas de produção.
Nos encontros com a esrtutura de base, foram apresentados os informe de actividades do primeiro semestre do ano em curso, nas diversas áreas desde a agricultura, saúde, educação entre outras, para alem das mensagens que a população apresentou nos locais de comício.
ELSA no seu contacto com a população, falou dos objectivos da visita aquela divisão administrativa que era muito mais para fazer a supervisão das actividades realizadas ao longo do semestre, como é o caso do pagamento do imposto de reconstrução nacional e outras taxas, o saneamento do meio, a produção agrícola dentre outras.
As mensagens da população que quase tinham única tónica, a população fala da irregularidade das chuvas que resultou na fraca produção agrícola na campanha 2014/2015, insuficiência de furos de água potável, salas de aulas construidas com material convencional, o mau estado de algumas vias de acesso, insuficiência do pessoal no centro de saúde de Impire.
Na sua última etapa de visita ao posto de Impire, a governante escalou a sede da Localidade de Namara, onde na semelhança do dia anterior, dirigiu um encontro com a estrutura de base, orientou um comício popular, visitou o local onde serão herquidas as infraestruturas do estado e a residência do chefe da localidade, e finalmente visitou a empresa plexos vocacionada na produção de algodão carroço, gergelim, soja e outras culturas de consumo.
ELSA apela a população para estarem unidos e vigilantes como forma de preservar a paz e a unidade nacional, aderir o saneamento do meio na construção de latrinas e limpeza em volta da casa, alargamento das áreas de produção agrícola no combate a pobreza, garantir a presença dos seus educandos na escola de modo a combater o analfabetismo.
Ainda a governante, deixou um apelo aos mestres dos ritos de iniciação, assim como os pais e encarregados de educação, no sentido de não realizarem estas cerimonias antes do fim do ano lectivo escolar e a realização dos exames finais.
De referir que na sua deslocação a Impire, a governante fez-se acompanhar pelo director do Serviço de Planeamento e Infra-estrutura COUTINHO PEDRO NHAMAHANGO, pelo chefe do gabinete da administradora GUILHERME QUIVENLOCA, pelo secretário executivo do governo distrital MANUEL DA SILVA e pelo chefe da Localidade de Ntete JOSÉ ZACARIAS SUADE.
Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply