GOVERNO DO DISTRITO DE BALAMA DE BRAÇOS DE FERRO COM MESTRES DOS RITOS DE INICIAÇÃO¬:

0

O governo do Distrito de Balama ameaça aplicar medidas administrativas ou seja, punir aqueles mestres das cerimonias de ritos de iniciação assim como os chefes de família “ANCIÃOS” que não respeitarem os prazos estabelecidos pelo governo na realização destas cerimonias no seio das comunidades.

Esta decisão foi tomada pela representante do Governo de Balama num comício popular na aldeia Nseue”A”, na sua recente visita a Localidade de Muripa, pois na ôptica da Administradora, a realização de ritos de iniciação no periódo normal das aulas, tem contribuido negativamente o processo de ensino e aprendizagem.

Esta prática tem contribuido com a dessistências de alunos com mais destaque as raparigas que depois dos ritos acabam contraindo casamentos prematuros, e os outros perdem a realização dos exames finais retardando assim o percurso das crianças no processo de ensino e aprendizagem.

Estavamos a citar palavras da ELSA FERNANDO RODOLFO Administradora do Distrito de Balama falando da aplicação de medidas administrativas para as pessoas que praticarem cerimonias de ritos de iniciação no periodo normal de aulas e antes da realização dos exames finais.

 

   Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply