DIRECTORA DISTRITAL DA SAÚDE MULHER E ACÇÃO SOCIAL DE BALAMA FAZ UMA AVALIAÇÃO POSSITIVA DO ESTADO DA SAÚDE EM BALAMA.

0

JACINTA JACOB directora da saúde nesta parcela da Província de Cabo Delgado, fez esta avaliação numa entrevista conduzida por uma equipa de reportagem da Rádio Comunitária Mpharama na manhã desta sexta-feira 30 de Janeiro de 2015.

JACINTA, disse que o estado de saúde da população ao nível do Distrito  de Balama é saudável apessar de sér periódo chuvoso, pois, regista-se uma redução dos casos de diarreias e malária, isto relativamente à igual periódo do ano passado,  ainda há uma redução dos pacientes internados nas enfermarias do centro de saúde da sede do distrito.

Questionada acerca das doenças que dão mais entrada neste periódo, a responsável da saúde disse que a maior procura dos serviços sanitários é com relação a doença da malária apessar da redução dos casos, assim como a má-nutrição, cumplicações respiratórias e o HIV-SIDA.

Para dár resposta em caso da eclosão da chamada doença de origem hídrica, a direcção da saúde tem um processo de preparação contínua em termos materiais e do pessoal, onde estão criadas equipas de socorro com medicamentos para uma pronta intervenção na própria comunidade sem precisar movimentar os doentes.

Em todas unidades sanitárias existentes no Distrito, tem um ponto focal com a missão de fazer vigilância epidemiológica e semanalmente fornece ao maior centro de saúde o registo dos casos das doenças que deram entrada, e no fim de cada mês faz-se análise para se apurar os casos para discobrir as reais causas e as fontes.

A nossa entrevistada aproveitou essa ocasião para deixar um apelo a comunidade de Balama no sentido de continuar a observar as medidas de prevenção da água para beber usando o método mais barrato que é da fervura, destruição dos charcos de água para evitar a reprodução do mosquito, e os alimentos confecionados no dia anterior devem sér aquecidos antes de serem consumidos.

 

Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply