 CONSELHO CONSULTIVO DISTRITAL REALISA IIª SESSÃO ORDINÁRIA. 

0

Estavareunida na manhã desta segunda-feira 08 de Dezembro do ano em curso na sua segunda e última sessão ordinária deste ano, o conselho consultivo Distrital, onde estavam presentes todos membros que representam este órgão de consulta e alguns convidados.

Apresentação do relatório do Fundo de Desenvolvimento Distrital “FDD” relativo ao IIIº trimestre do ano em curso, apresentação dos relatórios das comissões de trabalho, informação sobre a comercialização em curso, apresentação do projecto de produção de plantas medicinais, foram os principais pontos de agenda desta sessão.

ELSA FERNANDO RODOLFO presidente deste órgão, no seu discurso de abertura, desejou boas vindas a todos membros e convidados, e pediu para uma participação activa no debate pois as contribuições são valiosas e ajudam no crescimento e desenvolvimento do Distrito.

Foram com estas palavras que a presidente do conselho consultivo distrital fez a abertura da 2ª sessão ordinária deste órgão realisada na manhã desta segunda-feira no clube recreativo monte Maco actual sala de sessões do governo.

De acordo com o relatório balanço do FDD de 2014, o distrito recebeu 8.715.110,00Mt (Oito milhões setecentos quinze mil e cento dez meticais), e foram financiados cerca de 158 projectos, destes, destacam-se 108 de comércio, 15 de produção agrícola, 12 de agro-processamento, 6 agro-pecuária, 3 de indústria moageira e 1 de carpintaria entre outros.

Com este fundo, é visível a melhoria das condições da vida dos beneficiários, como é o caso da segurança alimentar, construção de casas melhoradas e cobertas de chapas de zinco, compra de motorizadas e viaturas através dos lúcros deste fundo.

Relactivo aos reembolsos, até a data foi devolvido para os cofres do estado um total de 5.094.431,00Mt (Cinco milhões Noventa e quatro mil quatrocentos trinta e um meticais), ainda no periodo em referência foram realizadas mais de 16 visitas de monitoria e avaliação do nível de implementação dos projectos por parte dos beneficiários.

Por: Antomane Tauage Sobra

Durante o trimestre em análise e em coordenação com INEFP, os mutuários beneficiaram de uma capacitação em materia de gestão.

Nesta sessão, os membros ficaram preocupados pelo elevado número de reprovações nos exames da época na Escola Secundária de Balama onde dos 300 candidatos da 10ª classe apenas 1 seccionista é que conseguiu passar de classe e 299 vão para segunda época, enquanto que os 92 candidatos da 12ª classe apenas 2 é que transitaram de classe e os 90 vão tentar a sorte na época que arranca esta quarta-feira dia 10 de Dezembro.

Ainda nesta sessão, os membros contestaram o comportamento de alguns pais e encarregados de educação que submetem os seus educandos nos ritos de iniciação masculino no periodo dos exames, impedindo assim a progressão dos meninos no ensino e aprendizagem, e criando desta feita constrangimentos na realização dos exames finais do ensino primário 5ª e 7ª classes.

 

 

Share.

Leave A Reply