LUTA CONTRA DOENCA DE NEW CASTLE, INTERVENIENTES AVALIAM 2ª CAMPANHA DE VACINAÇÃO

0

.A Segunda fase de campanha de vacinação de aves contra New Castle no distrito de Macomia no centro de Cabo delgado que decorreu desde julho último atingiu 48 mil e 439 animais dos 50 mil planificadas. A cifra corresponde a 98.8 por cento.
Estes dados forma tornados publicos durante a reunião de balanço da 2ª campanha de vacinação de aves contra New Castle que teve lugar na vila de Macomia esta 4ª feira, um encontro que reuniu Tecnicos do Serviço Distrital de Actividades Económicas, da fundação Aga Khan principal parceiro do processo e os vacinadores comunitarios.
Presente o acto o Director do Serviço Distrital de Actividades Economicas de Macomia Abel Atanásio afirmou que a meta que se tem vindo a alcançar ao longo das campanhas estão a reduzir os niveis da mortalidade das aves ao nivel das comunidades.
Abel Atanásio assumiu por outro lado a fraca colaboração entre os tecnicos da fundacao Aga Khan com os do sector que digire e justificou que neste momento ainda não existe um tecnico que responde pela area da Pecuária, apesar de tudo, prometeu melhorar a situação.
Por seu turno, o Suprevisor Distrital da Área da Agricultura e Pecuária na Fundação Aga Khan no distrito de Macomia Óscar Abibo disse que em curso está a preparação da 3ª campanha que inicia em outubro.
Segundo Óscar a próxima campanha vai responder os pedidos de criadores cujo sua aves ainda não foram vanicadas.
Na vacinação dos aves contra a new castle esta a ser usada uma vacina denominada I2 em substituição da ITA NEW ate antes conhecida.
A doenca de new castle e uma doenca que afecta aves. Para alem de vacinacao recomenda a construcao de capoeras em cima a uma distancia de mais de 2 metros, limpeza entre outros cuidados a serem deixados pelos vancinadores e tecnicos de pecuaria

Share.

Leave A Reply