Incendio de altas proporções destrói acima de 50 contentores de motorizadas

0

 

Nacala Porto

Estima-se que 5 mil motorizadas encaixotadas, imensuráveis quantidades de ferro de construção e de diferentes espessuras, grandes quantidades de cimento para construção, variedade de fabriquetas de transformação de produtos diversos e inúmeros Congeladores principalmente estejam em desuso na sequência de um incendio ocorrido pelas 17h20 de hoje (25 de Fevereiro), junto da Rassul Trading S&S Refinaria de óleos em Nacala Porto.

Segundo trabalhadores eventuais que na altura assistiram o princípio e continuidade de alastramento do fogo, a origem foi pela queda de uma lâmpada fluorescente a uma altura média de 30 metros, por cima de uma das motas encaixotadas, para depois e em pouco tempo, pegar e alastrar fogo em todo o armazém com cerca de 500×100 Metros.

Até pelas 21h00 de hoje (altura da nossa retirada do armazém), já tinham sido mobilizados vários meios para debelar o fogo mas era impossível estimar a que horas o mesmo seria controlado pois, os perto de 280 trabalhadores da referida empresa e os da AYOKI (empresa Indiana sub contratada para a perfeição da refinaria de óleos), intervieram assim cansados da jornada laboral, sem lograr efeitos bruscos de impedir com que o fogo devorasse parte dos bens da Empresa. Eram borrachas e outros produtos inflamáveis que minutos após minuto criavam combustão até acima do tecto metálico.

Inúmeras viaturas escavadeiras foram mobilizadas para a destruição do referido armazém, como forma de areja-lo e permitir com que viaturas de água pudessem intervir.

Bombeiros chegam cedo mas em reduzido número de efectivo

Mais uma vez, o corpo de salvação pública fez-se presente a tempo e hora e com água cheia no seu reservatório. Mas em termos de efectivo, era um motorista e um operador, facto que mereceram ajuda do pessoal da referida refinaria.

Agentes Económicos solidarizam-se

Gulamo Moti foi um dos empresários que em pessoa, fez-se presente tendo mobilizado dois camiões de 35 mil litros cada para ajudar a gerir as chamas de fogo. Quer ele, quer tantos outros presentes, sentiram a necessidade de haver uma outra maneira de gerir aqueles tipos de problema, já que esperar pelo Município ou Governo local para precaverem-se por eles, tem sido nunca.

Refira-se que o armazém aonde houve este incendio, é um dos 5 blocos gémeos da mesma instituição e oscilação de corrente elétrica na referida instituição tem sido constante. Aliás, Rassul Trading já vem reclamando pela qualidade de corrente elétrica que aquela macro-instituição vem sendo abastecida, por ser de pouca capacidade, criando oscilações frequentes, ainda que não esteja a operar em pleno.

Chissale

Share.

Leave A Reply