PRM deixa pistas sobre seu envolvimento em assalto a mão armada

0

Em Nacala Porto

 

Premissas

Duas semanas antes do sucedido, Nfalume Ossufo Ismael, proprietário do SONHO REAL, em Nacala Porto, disse que foi advertido por Damião, chefe da Brigada da PIC em Nacala Porto de que a sua corporação esteve informada sobre um certeiro golpe num dos estabelecimentos (residencial / comercial) deste pequeno empresário o que fez com que o mesmo indicasse 8 (oito) agentes policiais redistribuindo-os em 4 junto da loja e outros 4 na residência principal, para guarnição nocturna.

O processo foi cumprido por 3 noites consecutivas e de forma gratuita, como fomos reportados e uma vez o mesmo pequeno comerciante de combustíveis, material de construção e farináceos nunca dantes desconfiasse sobre a sua popularidade e aproximação com qualquer cidadão residente em Nacala Porto, preferiu acatar uma reinstrução familiar ao afirmar ao Damião de que iria viajar por longo tempo dai que todas as unidades policiais deveriam ser dispensadas. – Tendo em seguida, a PIC de Nacala desfeito os postos de sentinela…

Dia e momentos da Agressão

Nesta 6ª Feira (21 de fevereiro) pelas 01h00, apareceram pelo menos 7 jovens de sexo masculino no interior do quintal de Nfalume Ossufo Ismael e acredita-se que um numero igual ou superior a este estava no exterior da sua residência a fazer cobertura dos verdadeiros actores onde o único guarda pessoal deste pequeno empresário, conseguiu se aperceber sobre a presença destes ao subirem o murro e grades que têm acima de 2.5 metros e foi o mesmo Guarda quem acordou a família do empresário. Houve diálogo entre os agressores e foram claros que vinham para aquele local movidos por parte de bens materiais que a referida família tem a destacar, dinheiro líquido.

A resposta foi de que ele não tinha e uma outra equipa veio a executar o plano B, ao arrombar as portas devidamente trancadas e gradeadas. Na altura, os invasores das grades tiveram o troco pois, houve gritaria de todos os ocupantes da casa, facto que despertou toda a vizinhança. Alias, grande parte da mesma vizinhança veio a testemunhar este crime público.

Enquanto se arrombavam as grades, Nfalume (Sonho Real) diz ter ligado inúmeras vezes ao Sr. Damião, responsável da PIC e resultou num fracasso.

Lá por de fora do quintal, um primo-vizinho teve tempo de se inteirar sobre a acção e as correrias foi mobilizar 2 polícias posicionados no posto policial do Hospital Distrital de Nacala (CETA) – equidista 1 km da casa do Nfalume, estes que se fizeram presentes tendo resultado na captura de um dos malfeitores (…)

Nfalume reportou que o espanto foi quando eles tiveram o acesso a varanda, depois de violarem as grades da varanda, estas que estiveram trancadas e um dos agressores cujo qual usava MALEIA, tinha consigo uma pistola e que usou-a para disparar por varias vezes pertinho dos pés do empresário, ameaçando-lhe de morte, caso não tirasse dinheiro que com ele estava em casa. Nfalume foi a única vitima dentro da sua residência, acto observado por todos os ocupantes da mesma casa e em gritarias. Ele, para além de saltitar por temer que algum tiro perfurasse os seus pés, foi inúmeras vezes abarbatado a garganta e contraiu escoriações nos membros superiores e foi socorrido para o hospital local, tendo recebido pronto tratamento e regressado a casa.

O jovem capturado e acompanhado ao posto policial da CETA pelos dois polícias e pela população furiosa, naquela madrugada, declarou chamar-se Abu Assiate Assane, natural de Memba e residente em Nampula. Declarou estar envolvido na acção como convidado tal como tantos outros membros da mesma equipa, serem convidados provenientes de Nampula Cidade. Declarou perante a população testemunha e aos dois polícias de que preferiu parar do que ser baleado porque não sabia para aonde fugir pois, não conhecia a cidade. Jurou colaborar para neutralizar outros comparsas seus e eis o espanto…

O que se subtraiu no interior da residência?

Para além de criar danos materiais avultados na casa e seus ocupantes, foram subtraídos um Televisor Plasma, um portátil e seus dois telefones principalmente, estando este até a estas alturas sem comunicação. Houve tempo dos mesmos fazerem vasculha a pente fino em cada um dos quartos da referida casa. – Disseram Nfalume e sua esposa.

Verdadeira Polícia limpa pistas

Em pleno interrogatório junto do posto policial do Hospital da CETA, aparece, segundo testemunhas oculares incluindo o Nfalume Ossufo Ismael, o Sr. Damião, Director da PIC veio junto deste referido posto policial tendo declinado ter visto alguma chamada no seu telefone, apesar daquele caso estar a acontecer na mesma hora de tempo. Damião e parte do seu pessoal, estes que na altura vinham numa das viaturas devidamente identificada como sendo da Policia, vulgo 112, optaram por recolher o jovem capturado e dito aos populares para acalmarem seus ânimos e voltarem para suas casas.

Cerca de 15 minutos depois destes terem recolhido o jovem malfeitor declarante e muito antes de populares terem saído do referido posto policial, foram vistos a voltarem com o mesmo jovem, ja morto.

O passo a seguir foi de fazer entrega ao pessoal medico em serviço e orientado para guardarem numa das gavetas da casa mortuária local até que os familiares aparecessem para reclamar o corpo. O corpo permanece na morgue até a altura do fecho desta reportagem detalhada, sem que algum membro familiar se pronunciasse (já passam 33 horas de tempo).

O que diz o pessoal médico

O jovem agressor silenciado foi espectado algo contundente na boca do estomago e tem escoriações no pescoço e outras partes do corpo.

O que fez em seguida a Polícia

Ainda em estado de choque, Nfalume Ossufo Ismael foi solicitado para a PIC para prestar declarações. Ao nosso órgão de comunicação social ele confessou que o cenário que ele assistiu por alguns minutos, resume tudo o que pude ver e poderá ver ao longo de toda a sua vida.

O porta-voz da PRM em Nacala Porto, Omar Mussa, acedeu a uma conferência de imprensa aonde confirmou a RW, STV e RCN ter decorrido este caso e prometeu que a sua corporação estaria no encalce deste caso e a qualquer altura, a PRM de Nacala traria outros esclarecimentos, logo que for oportuno.

(…)

 

Chissale

Share.

Leave A Reply