Arranque do processo de recenseamento com dupla inscrição

0

Nacala porto

Esting Alves é o nome de um jovem de sexo masculino nascido ao 05-06-1990 em Nampula, Erati portador do BI numero 030301637600F como dois cartões de Eleitor emitidos na mesma assembleia de voto implantada na Escola da OPCA.

Viciosa ou inocentemente, Esting Alves possui dois cartões de eleitor um dos quais, confessa e vê-se que o adquiriu junto da mesma assembleia, no dia 15-07-2013 e com a inscrição 01480723 e assinado pelo Presidente Janito Angelo jamal.  O segundo cartão de Eleitor foi por ele adquirido hoje (15 de Fevereiro de 2014) na mesma Assembleia da Escola da OPCA, na cidade alta de Nacala e com inscrição 15097468 e assinado pelo Presidente Pancrácio Basílio.

O portador destes dois cartões, contactado pela nossa reportagem disse consciente / inocente de que recenseou-se primeiro, na altura de eleições autárquicas e este que hoje o adquire vai exibi-lo para eleições Gerais e provinciais que foram marcadas para 15 de Outubro de 2014. O mesmo disse que ele teve de exibir o seu BI, como comprovativo da sua idoneidade e teve o caloroso atendimento.

Contudo, estas hipóteses põem águas a baixo a esta “inocente declaração” pois, tratando-se de exibir o BI para registos, este eleitor possui duas residências sendo, no cartão de eleitor que ele usou para as Municipais, reside na casa 35 e no Quarteirão 20 do Bloco 1 e no cartão que o mesmo espera exibir nas presidenciais, lê-se que happy wheels reside na casa 12 e no quarteirão 29 do mesmo Bairro.

Outro sim, hoje tratando-se de Sábado, o portador destes documentos veio devidamente uniformizado como se de aluno do ensino secundário fosse. E no referido Posto de recenseamento, havia fiscais do MDM e Frelimo.

Em Nacala Porto, apos a votação nas eleições Municipais e numa conversa entre amigos, numa das frequentadas barbearias, jovens conversavam garantindo-se uns aos outros de que é possível votar no mesmo dia e com cartões diferentes pois, a tinta indelével é bem solúvel  em álcool puro localmente conhecido por “nipha”.

Outras notícias em torno deste processo

O STAE em Nacala Porto e na pessoa do Director Antoninho António, confirmou estarem hoje montadas 25 brigadas sendo 21 fixas e 4 móveis, postos estes que vêm sendo assegurados por 63 brigadistas. Com este número e até ao final do processo de recenseamento, este órgão vai responder com o seu compromisso cuja meta é de 126 mil eleitores. A estas alturas, já existem inscritos 98 mil o que corresponde a 66% e faltando perto de 28 mil o que corresponde a 24%.

Hoje, primeiro dia do arranque deste processo, há fraco afluxo de eleitores nos postos de recenseamento por onde visitamos nomeadamente no Mathapwe e OPCA. Refira-se que grande parte de Brigadistas afectos nestes Postos exercitaram-se no anterior processo o que vale dizer que as equipas são suficientemente experientes inclusive, dominam o equipamento informático a sua disposição.

Chissale

Share.

Leave A Reply