Sector da saúde confirma haver poluição industrial em Nacala Porto

0

Segundo Flábio Ussene, responsável pelo sector de Saúde em Nacala Porto no debate promovido pela Rádio Comunitária de Nacala Porto denominado “Nacala em Análise”, sem nomear as referidas empresas, confirmou haver lixo tóxico que tem sido regularmente deitado em lixeiras impróprias. Na opinião do nosso interlocutor, o lixo industrial geralmente tem sido inorgânico (que não se decompõe) e as lixeiras existentes a céu aberto em Nacala Porto não são apropriadas para o efeito.

Flábio Ussene disse que muitos destas empresas e se não mesmo revendedores de farináceos e lacticínios, põem em promoção comercial a beira de estarem fora do prazo. Outro sim, o mesmo confirmou que grande parte de stokadores destes produtos alimentícios, não conserva seus produtos em armazéns onde haja arejamento. De igual, Nacala Porto (alta e baixa da Cidade) há “cheiro a sabão” e para este responsável, tem sido um caso frequentemente reportado junto da CHAEN de Nacala e tem sido fruto de implantação de fabriquetas de transformação de trigo em biscoitos, pão, milho e mandioca em farinhas, carpintarias entre outros, em espaços residenciais.

Ao longo do referido debate, este responsável disse haver 4 encontros anuais de equipas multissectoriais onde a saúde e o Município encontram-se para trabalhar por algumas horas e sem meios (gabinete, de locomoção e de testes laboratoriais efectivos) para um trabalho condigno.

 

Chissale

Share.

Leave A Reply