85 Crianças necessitadas acolhidas por Jovens empreendedores publicam obras conjuntas de arte e cultura

0

Naherenque e Muzuane são dois dos grandes e extensos bairros que rodeiam as bases aérea, Naval e CIFF de Nacala, locais por onde inúmeros militares passam durante anos em formações. No interior duma das Bases Militares (CIFF) existe um posto de saúde multifuncional onde populações ao redor destes aderem-no desde então. Uma das consequências desta aproximação resulta na paquera entre militares e mulherada dos referidos bairros e futuro nascimento de inúmeras crianças sem pais sociais nem mesmo de registos de nascimento com dados sólidos. Dai que surge o instinto de dois jovens empreendedores na arte e cultura em Nacala Porto em abrirem em 2010 suas oficinas neste sábado (18 de Janeiro de 2014) onde os presentes testemunharam o local onde as suas actividades estão sendo levadas acabo, incluindo suas exposições a venda e desafios do futuro.

Para além das obras de cerâmica e pintura com diferentes cores de tintas que se encontram expostas e a venda, junto de Muzuane – Nacala Porto, um número de 85 meninos dos seus 5 a 15 anos aprendem como usar o barro, a cantar, a dançar ao som do batuque e pintar.

Mesmo sem meios, Ruben Zacarias e Sabino Dionísio são dois dos professores das mesmas crianças cujos quais ensinam-lhes a ser conservadores da arte e cultura, sobretudo Makua.

A referida escolinha denominada OKUMANNA WANAMWANE funciona no pátio residencial de um dos professores, construída de blocos de adobe e coberta de capim e bambu carecendo de igual de assoalhamento. Estes responsáveis colaboram na medida do possível com as escolas arredor dos referidos bairros com vista as mesmas terem uma educação formal.

 

Chissale

Share.

Leave A Reply