AMA paralisa Greve Institucional

0

24 horas depois da greve…

Uma fonte ligada ao movimento de greve junto da AMA (Africa Muslim Agency) acaba de nos confidenciar que a mesma foi cancelada por haver algo escrito em circulação interna garantindo que a partir do próximo salario, algo poderia ser acrescido a favor dos grevistas. Foram mais de 3 anos de tentativas de negociações de acréscimo salarial, e na sua última análise, os 55 elementos preferiram desde ontem fechar as suas portas de escritórios, do Orfanato e Direcção vedando serviços por eles encarregues em sectores de saúde, Educação, emergência, desenvolvimento rural e Acção Social.

A Africa Muslim Agency está implantada em Moçambique há mais de 10 anos e é suportada de um Pais amigo de nome Kuwait e já ontem confirma-se haver greve na região Norte de Moçambique e nas subdelegações de Pemba, Lichinga e Nacala Porto. Nesta última encontramvam-se perto de 50 funcionários amotinados na traseira da sua direcção e a luz de uma carta datada de 07 de Janeiro a informar quer ao patronato, quer aos demais sobre o seu posicionamento.

Segundo os mesmos, cada um de happy wheels todos auferem há anos menos de 4.000,oo Mts e cientes na pujança de Jazigos de Petróleo do Kuwait e na liderança dos actuais mentores deste projecto, preferiram paralisar com suas actividades por nós supracitadas até que os representantes ao nível Nacional se pronunciem ao seu favor. Contudo, isto já está a acontecer pois desde já a mesma direcção Nacional encontra-se em contacto permanente com os Kuwaitianos.

No protocolo em nossa posse datado de 07 onde claramente instituições de direito e seu patronato, já foram dados a conhecer sobre esta posição e a imprensa dita que há réplicas desta greve de reajusto salarial nas outras AMA’s do norte de Moçambique. E vinte e quatro horas depois, uma outra carta aclarando a não aderência a referida greve e evocando a pronta intervenção do patronato na causa dos trabalhadores, encontram-se a dar entrada desde a manha de hoje, em gabinetes da Administração, Trabalho e Direções Distritais e Nacionais da AMA constituindo assim, ainda que tenha contornos soluveis fora do Continente, a greve mais curta ao longo de um ano, em Nacala Porto.

Chissale

Share.

Leave A Reply