112 Crianças órfãs em risco de não estudarem no presente ano lectivo escolar de 2014

0

São 55 funcionários pertencentes a Africa Muslim Agency que após mais de 3 anos de tentativas de negociações de acréscimo salarial, preferiram desde hoje (15 de Janeiro) fechar as suas portas de escritórios, do Orfanato, Direcção vedando serviços por eles encarregues em sectores de saúde, Educação, emergência, desenvolvimento rural e Acção Social.

A Africa Muslim Agency está implantada em Moçambique há mais de 10 anos e é suportada de um Pais amigo de nome Kuwait e hoje confirma-se uma greve na região Norte de Moçambique e nas subdelegações de Pemba, Lichinga e Nacala Porto. Nesta última encontramos perto de 50 funcionários amotinados na traseira da sua direcção e a luz de uma carta datada de 07 de Janeiro a informar quer ao patronato, quer aos demais sobre o seu posicionamento de hoje em diante.

Segundo os mesmos, cada um de todos auferem menos de 4.000,oo Mts e cientes na pujança de Jazigos de Petróleo do Kuwait e na liderança dos actuais mentores deste projecto, preferem paralisar com suas actividades por nós supracitadas até que os representantes ao nível Nacional se pronunciem ao seu favor. Contudo, isto só pode acontecer caso desde já a mesma direcção Nacional se ponha em contacto permanente com os Kuwaitianos.

Em termos de números e quebras esperadas nos próximos tempos, são o nulo acolhimento dos próximos alunos pela parte da direcção da mesma pois leccionam o alcorão em inúmeras madrassas bem como a centenas de alunos de níveis secundário e pré-universitário, gestão do maior orfanato de Nacala Porto assim que no presente ano esperava acolher e escolarizar acima de 100 alunos todos do sexo masculino e identificados em suas famílias como sendo órfãos e provindos de toda a província de Nampula e região Norte do País e afectará de igual ao acesso as portas da direcção da mesma instituição donde se recebem orientações e material didáctico escolar.

No protocolo em nossa posse datado de 07 onde claramente instituições de direito e seu patronato, já foram dados a conhecer sobre esta posição e a imprensa dita que há réplicas desta greve de reajusto salarial nas outras AMA’s do norte de Moçambique.

Chissale

Share.

Leave A Reply