Vale do Rio Doce doa 276 Toneladas de diversas sementes a produtores de Nacala a Velha

0

A confirmação desta doação provém do sector de actividades económicas do distrito de Nacala a Velha pois este encarregou-se em expor a Vale sobre o cíclico problema de falta de sementes agrícolas em muitas famílias camponesas. Segundo Felisberto Horácio João, Supervisor Distrital da área de extensão do referido distrito, estas sementes estão no presente momento a ser entregues as correrias a certas famílias identificadas por este sector e que na opinião do mesmo sector podem ser responsáveis em receber grandes quantidades e produzir para que nas próximas campanhas, as mesmas sementes sirvam para outras famílias ao redor do referido distrito e província de Nampula e mesmo para comercializar.

A mesma fonte disse que famílias recentemente indemnizadas junto do ramal da linha férrea serão as predilectas visto que depois destas serem indemnizadas, foram atribuídas novas e férteis áreas para produção agrícola.

As Actividades económicas de Nacala a Velha, nesta campanha agrícola de 2013 a 2014 prevê que se ocupem 37 mil hectares, grande parte destes em Covo, Micolene e Namiope e por famílias que produzam com o recurso a enxada de cabo curto e consequentemente renda-se acima de 181 toneladas de culturas diversas. Para além da Vale do Rio Doce prontificar-se em doar 276 Toneladas de sementes, a MICOA também encontra-se estritamente em colaboração e incremento de técnicas e aconselhamento a populares, sobretudo.

Uma das sementes de milho que pela primeira vez está a ser plantado por Nacala a Velha é proveniente de Chimoio e tem essencialmente o objectivo de testes de plantio e crescimento junto do clima proporcionado pelo distrito costeiro de Nacala a Velha. – Disse Felisberto Horácio João.

Este distrito lisonjeia-se pelo facto de produzir em grandes quantidades o Amendoim, a mexoeira, os feijões,a mapira, as ramas de batata de popa alaranjada, a mandioca e uso de represas para a produção de hortícolas.

 

Chissale

Share.

Leave A Reply