Género e democracia. As eleições de 2009 em Moçambique

Da autoria da Conceição Osório, o livro faz uma análise sobre a participação política das mulheres em Moçambique tendo como principal objectivo explicar, através da análise discursiva das e dos candidatos e candidatas e dirigentes partidários, as motivações e as representações relativas ao exercício do poder, de modo a identificar os elementos que, estruturando as relações de género, diferenciam a acção política de mulheres e homens.

 

É ainda analisada a imprensa escrita, particularmente os comunicados e as intervenções dos partidos, mas também as "escolhas" editorais dos factos políticos e neles, a construção do discurso sobre a participação das mulheres no campo político. Se alguns órgãos de informação neutralizam a acção política das mulheres, retirando-lhes visibilidade ou tomando-as como um todo, outros há que utilizam a participação feminina como recurso para acentuar o seu papel de complementaridade.

 

A pesquisa realizou-se nas províncias de Sofala, Maputo, Nampula e cidade de Maputo. O objecto inicial de estudo foi definido como sendo os partidos FRELIMO, RENAMO, PIMO E MDM e o grupo alvo, as e os candidatas/os às eleições legislativas e provinciais. Veja o livro completo aqui.