XIPALAPALA MULHER: UMA PLATAFORMA DE DENÚNCIAS DE UNIÕES PREMATURAS E OUTRAS VIOLAÇÕES AOS DIREITOS DAS MULHERES

 O Fórum Mulher recebeu, esta quinta-feira, (30 de Março), uma capacitação no uso da plataforma ´Xipalapala Mulher', criada e desenvolvida pelo Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária, (CAICC). O principal objectivo desta plataforma é incentivar a partilha de mensagens relacionadas com a Violência Baseada no Género (VBG), Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), uniões prematuras, entre outros tipos de abusos aos direitos das raparigas e mulheres no país.

A capacitação teve lugar na cidade de Maputo e contou com a participação de 22 pontos focais, na sua maioria mulheres, representantes de algumas organizações parceiras do Fórum Mulher, dentre elas: a Lemusica, o FAFI, AMUPT, SOPROC, FOFEN e CIES.

Claudino Tivane, técnico do CAICC, explicou aos presentes como a plataforma funciona e de que forma as comunidades podem partilhar suas mensagens através do envio de mensagens de texto ou preenchimento de formulário online, para travar o crescente número de uniões prematuras ao longo do país e não só.

Com isto, espera-se que as comunidades tenham por onde denunciar tais actos, "não esperando que sejam os pontos focais a denunciarem, mas as pessoas mais próximas das vítimas, protegendo os direitos das raparigas e encaminhando os casos para as instâncias competentes para o devido seguimento ", disse Roberta Pegoraro, representante do Fórum Mulher.

Houve espaço para a apresentação de dúvidas pelos participantes, membros de diversas associações ligadas a projectos de género e cidadania, já que são eles que, ao regressarem as suas províncias de origem, vão capacitar as comunidades no uso desta plataforma.

A criação da plataforma 'Xipalapala Mulher', concebida para o Fórum Mulher, surge da necessidade de se reforçar as capacidades das Organizações da Sociedade Civil (OSC), a denunciar casos de violência baseada no género, interrupção voluntária de gravidez, promoção da reinserção social da rapariga, particularmente as sobreviventes de uniões prematuras, bem como outras acções que se configuram como ameaças ao desenvolvimento da rapariga no ceio da sociedade.

Refira-se que o CAICC apoia o Fórum Mulher desde Agosto de 2021 na criação de espaços e iniciativas de protecção dos direitos das raparigas e mulheres no país.