Fraco domínio da Lei do direito à informação.

0

Por Caetano Alberto

O fraco domínio da Lei do direito à informação é apontado pelos colaboradores da Rádio Comunitária Erive na Maganja da Costa como sendo um factor que contribui para a violação sistemática da actividade jornalistica nesta parcela da Zambézia.

A lei do direito à informação foi aprovada nos finais do 2014 http://www.caicc.org.mz/images/documentos/Lei_de_Direito_a_Informacao.pdf mas há desconhecimento e sua percepção.

O Facto foi revelado durante um treinamento sobre o uso de TICs para melhorar a produção de conteúdos radiofônicos realizado no último fim de semana nas instalações da RC Erive.

A maior parte dos colaboradores desta estação emissora afirmaram ser a primeira vez que ouvem falar deste dispositivo legal e de acordo com suas palavras muitos dirigentes políticos naquele distrito mostram fraco domínio da legislação.

O Chefe de produção da Rádio Erive, Jordão Nomeado avança que como resultado do fraco domínio da Legislação muitos repórteres enfrentam dificuldades várias dificuldades.

Nomeado aponta por exemplo a pressão psicologia que são sujeitos pelo governantes e políticos, falta de abertura das fontes de informação e intimidação como sendo factores que impedem o exercício pleno da actividade jornalistica.

Segundo o colaborador, Claudino Marcano umas das formas para ultrapassar essas barreiras é a criação de um programa radiofonico visando massificar a divulgação da referida lei e o respectivo regulamento http://www.caicc.org.mz/images/documentos/BR_104_I_SERIE_8_SUPLEMENTO_2015.pdf

 

Share.

Leave A Reply