EM MACOMIA MAIS DE 190 ALUNOS, ABANDORAM AULAS DURANTE O 1º TRIMESDE DE 2016

0

As autoridades do sector de educação no distrito de Macomia, centro da província de Cabo Delgado, estão preocupadas devido às desistências escolares que se verificaram no primeiro trimestre findo, que deixaram fora do acesso escolar, 177 alunos de ambos sexos da 1ª à 7ª classe e 10 do ensino secundário.
No total são 196 estudantes que apesar de iniciarem o ano lectivo perderam os estudos logo no primeiro trimestre de 2016, numa altura em que os desafios do governo estão centrados na escolarização de todas as pessoas, através de expansão da rede escolar e recursos humanos.
A Directora do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia no distrito de Macomia, Adelina Mário Sitoi, diz que uma das principais causas, é a existência de certos pais e encarregados de educação que levam os petizes para campo de produção sobre tudo no período das colheitas.
Adelina Mário Sitoi que não forneceu dados comparativos, apela aos pais e encarregados de educação para abandonar as práticas que reduzem abaixo os esforços do governo no sector de educado e desafia os mesmos a acompanhar o processo do ensino e aprendizagem dos seus filhos para bons resultados pedagógico nas escolas.
Segundo aquela dirigente, técnicos do seu sector, membros do governo e gestores de educação a todos níveis, continuam a sensibilizar aos responsáveis das crianças para garantirem a manutenção das mesmas nas escolas ate ao fim do ano lectivo escolar.
Adelina Mário Sitoi, que avançou que o distrito de Macomia, iniciou o ano lectivo com um universo de 16.130 alunos da 1ª a 12ª classe, disse por outro lado que os professores não devem abandonar os seus postos de trabalho sob pena de serem tomadas as medidas administrativas previstas na lei.

Share.

Leave A Reply