COMBATENTES APELAM ADMNISTRADORA A SER MAIS TRABALHADORA PARA RESOLVER PROBLEMAS DO POVO.

0

Os combatentes da luta de libertação nacional e membros da ACLLN, apela a administradora de Macomia, Joaquina Nordine para durante os dias da sua governação neste ponto de Cabo Delgado, trabalhar para superar os principais problemas que assolam a população, declarado o patrão no presente quinquénio.
Por exemplo, os combatentes que militaram a Frente de Libertação de Moçambique FRELIMO, durante a luta armada, Inácio Abdala Juma e Shindano Shumaindji, que falaram a reportagem da Rádio Nacedje no dia 2 de Fevereiro apontam como prioridades que administradora Joaquina Nordine deve intervir, a problemática de insuficiência de abastecimento de água nas comunidades e a criminalidade que nos últimos dias tende aumentar.
Mais adiante, os combatentes que afirmam estar satisfeitos pelas pensões fixadas, exigem a observação de outros dos seus direitos fixados na lei e no estatuto dos combatentes.
Questionados sobre o fraco domínio da história do país pelos seus próprios filhos e da nova geração em geral, Inácio Abdala Juma e Shindano Shumaindji sugerem a timoneira do governo de Macomia, deve dar espaço os combatentes nas suas reuniões para falarem um pouco da historiografia dos moçambicanos.
Os entrevistados, que saborearam a doçura e amargura da guerra, partilham a ideia de que em Moçambique não deve ser mais outra vez, um palco de conflito quer pelos colonizadores, quer entre os moçambicanos e apelam aos representantes do partido Renamo, para dialogar com o governo de modo a por fim o desentendimento que se vive no país nos últimos momentos.
Por Amade Abubacar, da Rádio Nacedje de Macomia.

Share.

Leave A Reply