 GOVERNO DA PROVINCIA DE CABO DELGADO INAUGURA A PRIMEIRA AGÊNCIA BANCÁRIA NO DISTRITO DE BALAMA.

0

Teve lugar no princípio da tarde desta terça-feira 06 de Outubro do corrente ano cerimónias de entrada em funcionamento oficial do Banco Comercial de Investimento (BCI), a primeira agência bancária depois de 500 da dominação Colonial Portuguesa e 40 anos da independência Nacional.
O acto de inauguração foi dirigido pela governadora da Provincia Drª. CELMIRA DA SILVA, na presença da equipa do BCI dirigida pelo presidente do conselho executivo, testemunhada pela representante do Banco de Moçambique, membros do governo do distrito e a população num ambiente de muita festa, entre outros convidados.
No local tiveram lugar cermónias tradicionais que foram dirigidas pelo régulo Mualia e seus acompanhates, onde pediram ADEUS e seus atepassados para que o banco venha para ficar e o seu funcionamento corresponde a espectativa dos utentes.
PAULO SOUSA presidente da comissão executiva do BCI na sua intervenção falou dos desafios que o seu banco tem na expansão dos seus serviços ao nível das zonas rurais, e a agência que acaba de entrar em funcionamento em Balama, irá beneficiar toda população deste Distrito assim como o Distrito visinho de Namuno.
Com a inauguração desta agência, o BCI conta com 10 unidades bancárias, 3 agencias universais e dois centros na cidade de Pemba e outras agencias universais nos distritos de Palma, Mueda, Macomia e Mocimboa da Praia, com um total de 27 ATM e mais de 250 POS, serviços que facilitam os pagamentos e evitam a movimentação de dinheiro, dinamizando a económia na Provincia.
Com a inauguração deste banco, espera-se o crescimento das actividades eonómicas, com particular atenção a agicultura, o comércio e recursos minerais.
SOUSA esplicou que os funcionários que vão trabalhar neste banco, tém a missão servir melhor os clientes de acordo com a sua forma de sér e cultural, ainda têm aobrigação de ensinar apopulação as vantagens de usar os serviços bancários na poupança do seu dinheiro.
ELSA FERNANDO RODOLFO administradora do Distrito na sua breve intervenção, agradeceu aos representantes do BCI por terem aceite o pedido para implantação desta infra-estrutura que tanto dava falta nesta parcela da provincia.
A representante do Banco de Moçambique disse ser um desafio do governo na espansão destes serviços ao nível de todos os Distritos do País, e com a entrada em funcionamento de banco, a provincia conta com 27 balcões dentre organizações de poupança e empréstimo, operadores de micro-crédito e cooperativas de crédito e micro-banco, cobrindo assim todos os distrito da provincia.
Por seu turn CELMIRA DA SILVA governadora da provincia no seu discurso disse que o distrito é polo de desenvolvimento económico e com a inauguração do banco em Balama acontece numa altura que a direcção máxima do Partido Renamo publicou oficialmente que a guerra não vai retornar em Moçambique.
Este compromisso feito publicamente pela renamo, significa o respeito da constituiçãoda República de Moçambique e vem responder a vontade do povo que saiu a rua apelando o não retorno a guerra.
CELMIRA disse que dentro dos proximos dias serão inauguradas mais duas agências do BCI nos Municípios de Montepuez e Chiúre e com a entrada em funcionamento desta agêngia de Balama, incurtou significativamente as distancias e o tempo que os utentes percorriam para chegar à um balcão.
No fim do seu discurso de inauguração do BCI de Balama, deixou um apelo a população e os colaboradores que vão usar os serviços do banco para poderem conservar as instalações e de igual modo, agradeceu a direcção do BCI por tér contemplado os seus serviços ao dispor do povo de Balama.
Foi com este apelo que a governadora da provincia inaugurou oficialmente a abertura da primeira agência bancária no Distrito de Balama zona sul de Cabo Delgado.

Por:Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply