 BALAMA CELEBRA O 29° ANIVERSÁRIO DA SUA ELEVAÇÃO A CATEGORIA DE DISTRITO.

0

Comemora-se neste sábado 25 de Julho do ano em curso, a passagem dos 29 anos da elevação de Balama a categoria de distrito, acto que foi oficialmente proclamado em 25 Julho de 1986, fruto da nova divisão administrativa do nosso país.
Dentre várias actividades programadas nas celebrações dos 29 anos que o Distrito de Balama completa, destaca-se a abitual deposição de coroa de flores na praça da Independência, expossição do potencial agrícola na feira económica, apresentação de actividades culturais, desportivas e espectaculo musical onde irão desfilar no palco musicos locais, para alem do comício popular.
ELSA FERNANDO RODOLFO Administradora do distrito na sua intervenção falou da origem do nome “BALAMA” batizado pelo GOUVEIA primeiro Portugues que excalou a esta parcela de Cabo Delgado, cujo o nome é originário de uma montanha “MPHARAMA” que se localiza a 2km da vila sede, falou também do historial do distrito e dos avanços registados ao longo dos 29 anos nos vários níveis.
Com uma superfície de 5.455km², o Distrito de Balama está localizado a Sul de Cabo Delgado tendo como limeites, a Norte pelo Distrito de Montepuez, a Sul pela Provincia de Nampula, a Este pelos Distritos de Montepuez e Namuno e Oeste pela provincia do Niassa através do rio Ruassa.
Admistrativamente Balama está dividido em 4 Postos Administrativos e 7 Localidades onde a população residente neste distrito na sua maioria são falantes do METHO, variante do grupo linguístico EMAKUA/LOMUE é orionda da área do chefe tradicional do clã Suluho na Ilha de Moçambique Provincia de Nampula.
A população deste distrito dedica-se a agricultura e o comercio informal como base da sua sustentabidade, devido a grande potencialidade acro-ecológica, oque favorece a produção de todo tipo de culturas.
O Distrito de Balama tem várias represas, incluindo a barragem de chipembe que tem a capacidade de armazenar 25.000.000 de metros cúbicos de água, onde a chefe do executivo convidou aos residentes na exploração deste grande empreendimento.
Para testemunhar a passagem dos 29 anos da elevação de Balama a categoria de distrito, estava presente na festa a senhora TERESA CHAIDE INTIMBE Directora Provincial dos Antigos Combatentes enviada da governadora e madrinha vinculada a este distrito, para além dos naturais, filhos e amigos vindos de vários pontos da provincia e do país.
TERESA ao usar da palavra, pediu ao governo e a população em geral de modo a se prepararem para receber duma forma condigna a visita da governadora desta província marcada para os proximos dias.
ELSA apelou aos naturais e amigos de Balama de modo a fazer da festa do 29° aniversário de um momento de reflexão, e se distanciarem dos discursos proferidos por pessoas de má fé que induzem a divisão dos moçambicanos, e de igual modo, pediu a população para abandonar a prática de queimadas descontroladas, a caça furtiva e o abate indiscriminado das árvores.
Foram por estas palavras que a Administradora do Distrito de Balama encerrou o comício alusivo as celebrações dos 29 anos da elevação de Balama a categoria de distrito, que se assinalou este sábado 25 de Julho do ano em curso.
Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply