 VICE-MINISTRA DA AGRICULTURA E SEGURANÇA ALIMENTAR EFECTUA VISITA DE TRABALAHO AO DISTRITO DE BALAMA.

0

LUISA MEQUE Vice-Ministra da Agricultura e segurança alimentar do nosso pais, realizou nesta sexta-feira 10 de Abril do ano em curso, visita de trabalho ao Distrito de Balama zona sul de Cabo Delgado.

Na sua chegada a Balama, Luisa perante aos órgãos de comunicação local, falou dos objectivos da visita a esta partcela de Cabo Delgado, que era muito mais para fazer a monitoria da campanha agrícola 2014/2015, particularmente a segunda época que está em curso.

Antes de excalar em Balama a Vice-Ministra participou na reunião de negociação dos preços do algodão carroso da 1ª e da 2ª, onde a dirigente diz estar satizfeita pelos consenços alcansados pelas ambas partes.

Os preços ora acordados pelas partes envolvidas neste processo de comercialização do algodão, serão remetidos para a sua apreciação e aprovação pelo conselho de ministros, foi por esta razão que a Vice-Ministra não falou os valores acordados e que serão aplicados na campanha que se aproxima, esperando assim a decisão do órgão máximo.

Questionada acerca do arranque das obras de reabilitação da barragem de chipembe, um empreendimento que poderá catalisar o desenvolvimento do Distrito na área agrícola, a governante disse sér uma preocupação por parte do seu ministério e afirma que já foi feito o levantamento e neste momento esta na fase de estudo para a sua implementação.

No fim da visita LUISA MEQUE fez um balanço possitivo daquilo que ela viu em Balama, falando muito em particular do cural de criação do gado bovino, ovino e caprino de Zulficar Abdul Carimo, no campo de produção directa de algodão e de comida da empresa Plexus em Namara, assim como a associação de mulheres camponesas que produzem algodão como cultura de rendimento e outros alimentos para o consumo.

Nestes locais registou aspectos que merecem o seu melhoramento, como é o caso de construção de um cural elevado para o gado caprino e ovino, a manga de tratamento dos animais, isto no cural de criação de gado do senhor Zulficar Abdul Carimo, e outras  orientações que poderão ser dados seguimento pelo governo local, isto para o caso da empresa Plexus.

 

Antomane Tauage Sobra

Share.

Leave A Reply