CAICC termina com sucesso as actividades de Localização dos ODS na província de Cabo Delgado

0

Inserido no âmbito da parceria entre o PNUD, CACC e as rádios comunitárias, hoje foi a vez do distrito de Montepuez beneficiar do Workshop de divulgação da agenda 2030 e disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento sustentável (ODS) e contou com 15 participantes representando diversos extratos sociais do distrito.

De recordar que as actividades nesta província tiveram o seu marco inicial, a formação de 14 colaboradores das rádios comunitárias de Pemba (Rádio Sem Fronteiras e Rádio Wimbi), Mecufi, Chiúre, Namuno, Balama e Montepuez que decorreu na cidade de Pemba nos dias 12 e 13 do corrente mês sob o tema “localização e disseminação dos ODS”.

O objectivo da formação era de munir os jornalistas comunitários de conhecimentos e ferramentas essenciais para a produção de programas radiofónicos e spots que visem impulsionar o desenvolvimento sustentável dos distritos.

Os Workshops serviram de espaço para a discussão das Forças e Fraquezas dos distritos ora mencionados no processo da implementação dos ODS com vista ao cumprimento da Agenda 2030.

Como pontos em comum, a população congratulou os feitos do Governo na construção de mais escolas, sistemas de abastecimento de água potável e expansão da rede de energia elétrica bem como na integração da agricultura familiar através do projecto SUSTENTA que tem vindo a beneficiar a vários agricultores locais.

Não obstante aos avanços constatados, as comunidades pedem celeridade nos processos de ligação da energia elétrica, aumento de infraestruturas resilientes como escolas, hospitais entre outras.

As diversas comunidades comprometem-se a replicar o aprendizado e a colaborar com as rádios comunitárias na divulgação de informações pertinentes no processo do Desenvolvido Sustentável.

Ao todo, 90 membros das comunidades beneficiaram dos workshops na província de Cabo Delgado.

Share.

Leave A Reply