RESPOSTA A COVID-19: CABO DELGADO TEM NOVO LABORATÓRIO.

0

A província de Cabo Delgado declarado como um local de transmissão comunitária do Covid-19, já conta com um laboratório para diagnóstico do coronavirus desde o dia 24 de julho findo. A infraestrutura está na cidade capital, Pemba.

Trata-se do esforço do governo, para dar resposta a propagação da pandemia que colocou o país num estado de emergência durante 4 meses, tento afectado alguns sectores cruciais da economia.

O laboratório de Covid-19 montado no hospital próvincial em Pemba foi alocado em uma parceria entre o governo e a empresa petrolífera TOTAL. No acto de inauguração o representante da empresa Salvador Traquino, disse que é o contributo para aumentar as capacidades de resposta da doença que já causou milhares de mortos no mundo.

Para o ministro moçambicano de saúde, Armindo Tiago, o laboratório está para responder os casos de suspeita de coronavirus de forma rápida, já que não será necessário levar a capital do país.

Os representantes dos governos de Cabo Delgado, o Secretário do Estado Armindo Ngunga e o Governador da província Valige Tawabo, mostraram satisfação e pediram a população para usar os serviços ali disponível, bem como as outras medidas de prevenção da Covid-19.

O laboratório ora há dias inaugurado na cidade de Pemba, tem a capacidade de realizar 200 testes por dia. Todo pessoal está preparado para os devidos efeitos.

LABORATORIO

Share.

Leave A Reply