Subiram preços de produtos básicos em distritos do norte de Cabo Delgado.

0

Depois da destruição das pontes sobre os rios Montepuez em Quissanga e Mapwede em Muidumbe, os preços dos produtos básicos e da primeira necessidade subiram de forma galopante e assustadora.

A situação afecta os distritos de Muidumbe, Macomia, Meluco, Mueda, Palma, Nangade e Mocimboa da praia.

Por exemplo, no distrito de Muidumbe, um litro de gasolina que antes custava 70 meticais, passou a custar 150 e 200 meticais nas aldeias de Namacande e Muambula.

Na vila de Macomia-sede, o arroz em saco de 25 kg que antes custava 950 e 1300 meticais subiu para 1100 e 1600 actualmente.

Na vila de Mocimboa da Praia, o combustível(neste caso a gasolina) chegou a custar 120 meticais a cada litro que antes era 70 meticais.

A vila de Mueda, também registou subida de produtos alimentares, tal como na sede do distrito de Nangade, onde o administrador Issa Mitande falando ao emissor da RM em Cabo Delgado ao telefone, descreveu a situação de muito difícil.

De acordo com fontes, o que agravou mais os preços, é que não havia estoque suficiente abastecido naqueles distritos, mesmo sabendo-se que se estava a porta a quadra festiva.

Falando a Rádio Moçambique, o Director Provincial da Indústria e Comércio Nocifo Magaia, disse esta sexta-feira, 3 de Janeiro que serão utilizados meios marítimos para abastecer combustíveis que dão falta durante uma semana naqueles distritos e mantimentos que registam maior procura.

Outra alternativa tornada pública pelo governo em Cabo Delgado, será a reabilitação do troço da estrada Montepuez a Meluco para ter-se acesso a estrada 380 a partir de Unguia. Isto significa que por exemplo, o carro que sair Pemba, Nampula, terá que passar na zona de Montepuez no cruzamento que dá acesso a Meluco.

O desabamento das pontes sobre o rio Montepuez e Mapwede, deixa isolado os distritos ora citados com outros da região sul e da província e do país em geral.

Em Miangalewa, onde esta quinta-feira, esteve o governador de Cabo Delgado Júlio Parruque, a região está alagada e havia pessoas sitiadas para resgatar, contudo, pediu calma da população uma vez o governo está atento a tudo.

No entanto, a situação do desabamento da Ponte sobre o rio Montepuez IMG-20191230-WA0059está a prejudicar vários sectores sendo um deles da saúde, conforme asseguraram fontes, uma mulher grávida que era transportada do centro de saúde de Meluco a Pemba, ficou das 12 as 14 horas, não tendo conseguido atravessar, porque os barcos no rio Montepuez estavam envolvidos no resgate de algumas pessoas na região de Tororo em Quissanga, foi encaminhada ao centro de saúde de Macomia-sede.

Share.

Leave A Reply